Geociências no Ensino Médio Brasileiro - Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9087.v3i0p31-44Palavras-chave:
Educação, Geociências, Geologia, Parâmetros curriculares nacionaisResumo
A análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), no tocante aos conteúdos em Geociências, mostra que estes são considerados importantes, sendo mencionados em disciplinas específicas (Biologia, Química, Física e Geografia) e na parte interdisciplinar (Brasil, 1999). Os PCNEM consideram condição de cidadania, e não prerrogativa de especialistas, o saber matemático, científico e tecnológico, nos quais são incluídos vários temas das Geociências, notadamente da Geologia. Com as pesquisas atuais sobre as mudanças ambientais globais e locais, fruto das atividades humanas integradas aos ciclos naturais, fica claro que o ensino útil à vida e ao trabalho preconizado pelos PCNEM deve incluir o conhecimento integral sobre o funcionamento do ambiente e das relações de interdependência de todos os seus setores, inclusive a biosfera, numa perspectiva histórica da evolução planetária. No entanto, no Brasil, salvo raras exceções, os tópicos geocientíficos têm tido um tratamento fragmentado e disperso, insuficiente para promover a compreensão da Terra como um sistema complexo e dinâmico, e para desenvolver a sensibilidade necessária para enfrentar os desafios impostos pela degradação ambiental, mostrando um caráter antropocêntrico e imediatista da filosofia de orientação dos conteúdos. Este trabalho procura demonstrar que, para atingir os objetivos da educação básica, (Brasil, 1996, 1999), é preciso incluir um tratamento abrangente dos conhecimentos em Ciências da Terra, integrados às outras Ciências da Natureza e com a Geografia. O trabalho conclui que o estudo global da natureza em sua totalidade complexa pode contribuir de forma significativa ao alcance dos objetivos da educação.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Referências
Downloads
Publicado
2005-09-01
Edição
Seção
nao definida
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Geologia USP. Série Científica, o direito de primeira publicação, com o trabalho sob a licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode) que permite o compartilhamento do trabalho de forma não comercial e conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O efeito do Acesso Aberto e downloads no impacto das citações).
Como Citar
Toledo, M. C. M. de. (2005). Geociências no Ensino Médio Brasileiro - Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais . Geologia USP. Publicação Especial, 3, 31-44. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9087.v3i0p31-44

