Similaridades entre associações de cistos de dinoflagelados, K/Pc nos proto-oceanos Atlântico Sul e Índico
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v16i4p135-149Palavras-chave:
Cretáceo, Paleoceno, Cistos de dinoflagelados, Distribuição paleobiogeográfica Gondwana.Resumo
Nesta contribuição analisamos a composição de assembleias de cistos de dinoflagelados encontrados em sedimentos da Bacia de Pelotas, sul do Brasil, durante o intervalo Cretáceo Superior - Paleoceno, com o objetivo de produzir uma primeira comparação com a Índia e outros continentes pertencentes ao Gondwana tais como América do Sul (Argentina e Uruguai), África (Nigéria e Oeste de Gana), Antártica, Austrália e Nova Zelândia. Um total de 13 espécies foi identificado, dentre as quais se observaram táxons endêmicos e cosmopolitas, que permitiram o reconhecimento de paleoambientes que variaram de nerítico raso, lagunar ou pantanoso costeiro, com deposição de sedimentos em condições anóxicas. A presente análise de similaridade entre essas associações de cistos de dinoflagelados permitiu o estabelecimento da distribuição paleobiogeográfica para a Bacia de Pelotas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Geologia USP. Série Científica, o direito de primeira publicação, com o trabalho sob a licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode) que permite o compartilhamento do trabalho de forma não comercial e conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O efeito do Acesso Aberto e downloads no impacto das citações).