Minerais do grupo da crichtonita em veios de quartzo da Serra do Espinhaço (Minas Gerais e Bahia)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v17-392Palavras-chave:
Grupo da crichtonita, Veios de quartzo, Serra do Espinhaço.Resumo
O trabalho descreve quatro minerais do grupo da crichtonita encontrados em veios hidrotermais de quartzo, que cortam diversas formações geológicas da Serra do Espinhaço (Supergrupo Espinhaço). Esses minerais – senaíta, crichtonita, almeidaíta e gramaccioliíta-(Y) – foram coletados em duas regiões: Presidente Kubitschek, ao sul de Diamantina (MG), e Novo Horizonte, na Chapada Diamantina Ocidental (BA). A idade de tais veios é relacionada ao final do Ciclo Brasiliano, em ca. 490 Ma. A senaíta é um mineral descoberto no Brasil e classicamente identificado nos aluviões diamantíferos da região de Diamantina; sua primeira ocorrência primária é aqui descrita. A crichtonita, apesar de conhecida desde longa data, teve seu primeiro depósito no país reportado nessa mesma região. A almeidaíta é o 61º e um dos mais recentes dos “minerais brasileiros”, sendo encontrada na região de Novo Horizonte. A gramaccioliíta-(Y), uma espécie descoberta na última década (Itália), tem sua primeira ocorrência brasileira descrita também nessa região. Os depósitos e as composições químicas desses minerais são caracterizados, bem como as problemáticas envolvidas até suas definições finais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Geologia USP. Série Científica, o direito de primeira publicação, com o trabalho sob a licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode) que permite o compartilhamento do trabalho de forma não comercial e conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O efeito do Acesso Aberto e downloads no impacto das citações).











