Evolução deformacional das rochas do Vale do Jacurici: implicações para a estruturação dos corpos cromitíferos máfico-ultramáficos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v17-398Palavras-chave:
Vale do Jacurici, Corpos máfico-ultramáficos, Mineralizações de cromita, Evolução deformacional.Resumo
Baseado na análise estrutural de rochas do Vale do Jacurici, encaixantes de corpos máfico-ultramáficos mineralizados em cromita, reconheceram-se quatro eventos deformacionais, os quais foram estabelecidos segundo um regime deformacional inicialmente tangencial/compressivo, evoluindo para transpressivo e distensivo, denominados, respectivamente, Dn, Dn+1, Dn+2 e Dn+3. Os referidos eventos deformacionais foram responsáveis por impor forte controle estrutural às rochas máfico-ultramáficas da área, com implicações diretas na geometria e distribuição dos corpos mineralizados em cromita.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Geologia USP. Série Científica, o direito de primeira publicação, com o trabalho sob a licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode) que permite o compartilhamento do trabalho de forma não comercial e conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O efeito do Acesso Aberto e downloads no impacto das citações).