Mapas de anomalias gravimétricas da Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira – USP/SP
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v17-120698Palavras-chave:
Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira (CUASO-USP/SP), Mapa Bouguer, Gravimetria, Bacia de São Paulo.Resumo
A Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, da Universidade de São Paulo (CUASO –USP/SP), é considerada um laboratório natural de pesquisas em Ciências da Terra. Ao longo de mais de duas décadas, dados gravimétricos foram obtidos como forma de treinamento de alunos e técnicos, formando um conjunto de 787 pontos distribuídos em 8 km2. O mapa de anomalia ar-livre apresenta forte correlação com a topografia, enquanto o mapa de anomalia Bouguer não apresenta correlação com a topografia e a geologia. Este mapa permitiu identificar um gradiente EW centrado na área, revelando uma estrutura de subsuperfície, modelada, neste mesmo estudo, como uma falha praticamente vertical, com atitude 090/80 N e cerca de 50 m de deslocamento vertical.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Geologia USP. Série Científica, o direito de primeira publicação, com o trabalho sob a licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode) que permite o compartilhamento do trabalho de forma não comercial e conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O efeito do Acesso Aberto e downloads no impacto das citações).