Petrografia e geoquímica de gnaisses da região de Indiara, porção central do arco magmático de Goiás
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v17-430Palavras-chave:
Gnaisses, Faixa Brasília, Província Tocantins.Resumo
Na região de Indiara, Goiás, ocorre uma extensa faixa de gnaisses relacionados ao Arco Magmático de Goiás, próximo ao contato com as rochas supracrustais da Sequência Metavulcanossedimentar Anicuns-Itaberaí. Dados geoquímicos e isotópicos (Sm/Nd) mostram que os gnaisses da região de Indiara não são semelhantes às rochas de regiões tipo do Arco Magmático de Goiás (regiões de Arenópolis, Firminópolis, Iporá e Mara Rosa). São rochas cálcio-alcalinas e peraluminosas, com composição predominantemente granítica, em contraste com o caráter prevalentemente cálcico e metaluminoso das regiões tipo, que também apresentam composição dominantemente tonalítica a granodiorítica. Os altos teores de SiO2, o caráter fortemente peraluminoso e os altos teores de coríndon normativo sugerem que os gnaisses da região de Indiara são derivados de granitos tipo-Sin-colisionais e/ou correspondem à mistura de protólitos ígneos e sedimentares. As idades modelo TDM (1,88 e 1,90 Ga) sugerem que os gnaisses da região evoluíram de crosta siálica mais antiga do que as rochas que compõem o Arco Magmático de Goiás.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Geologia USP. Série Científica, o direito de primeira publicação, com o trabalho sob a licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode) que permite o compartilhamento do trabalho de forma não comercial e conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O efeito do Acesso Aberto e downloads no impacto das citações).