Influência do grau de saturação no módulo de elasticidade dos solos: aplicação à previsão do alcance em quedas de blocos de rochas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v17-424Palavras-chave:
Módulo de Elasticidade, Umidade do Solo, Rigidez nos Contatos.Resumo
O processo de queda de blocos rochosos é um dos mais destrutivos movimentos de massa em encostas. Considerando a baixa previsibilidade da sua deflagração, tem sido dada atenção à determinação das trajetórias dos blocos como método para redução de riscos. O coeficiente de restituição (ε) é o principal parâmetro físico envolvido na análise do alcance dos blocos, pois representa as perdas de energia após os choques do bloco de rocha com diferentes materiais geológicos em sua trajetória. Trata-se de um parâmetro ainda pouco conhecido na literatura geológica e geotécnica, sobretudo quando se considera a interação dos blocos de rocha com solos em diferentes umidades. Este artigo teve a finalidade de avaliar o efeito da umidade do solo sobre o módulo de elasticidade (E), parâmetro elástico que afeta a rigidez no contato entre rocha e solo no momento do choque e, por conseguinte, o próprio ε. Para fins de comparação, um solo derivado de rocha ácida e outro de rocha básica foram coletados na região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Procedeu-se à caracterização da mineralogia das rochas de origem e dos solos derivados, bem como dos índices físicos dos solos. Após a determinação da curva característica, os solos foram moldados em diferentes teores de umidade e submetidos a ensaios de compressão triaxial do tipo não adensado e não drenado. Os resultados mostraram variação de mais de uma ordem de grandeza do (E) em função da umidade do solo, indicando que esta tem considerável influência na rigidez do contato entre o solo e a rocha, tornando os alcances dependentes da variação sazonal de umidade nas encostas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Geologia USP. Série Científica, o direito de primeira publicação, com o trabalho sob a licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode) que permite o compartilhamento do trabalho de forma não comercial e conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O efeito do Acesso Aberto e downloads no impacto das citações).