Caracterização estratigráfica dos depósitos sedimentares cenozoicos da Bacia do Ribeirão Sardinha, porção sul do Quadrilátero Ferrífero (MG), e estabelecimento de background geoquímico
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v18-125464Palavras-chave:
Geoquímica de sedimentos fluviais, Valores de background, Anomalias, Fontes geogênica e antropogênica.Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de levantamentos sedimentológicos e geoquímicos realizados na Bacia do Ribeirão Sardinha, porção sul do Quadrilátero Ferrífero, estado de Minas Gerais, Brasil. O estudo fundamentou-se na caracterização faciológica de perfis verticais de depósitos de barrancos e terraços e em dados mineralógicos e químicos relacionados às fácies identificadas e aos sedimentos atuais do afluente principal (barras e canal). A amostragem das fácies reconhecidas e dos sedimentos atuais totalizaram 54 amostras. A mineralogia foi obtida via difração de raios X e os dados geoquímicos, através da espectrometria de emissão óptica por plasma acoplado indutivamente (inductively coupled plasma optical emission spectrometry — ICP-OES). Os dados químicos foram submetidos a análises de componentes principais (principal component analysis — PCA) e utilizados para a aplicação da técnica Tukey inner fence (TIF), que possibilitou o estabelecimento de valores de background dos seguintes elementos: Fe, Mn, Al, Ba, Cu, Zn, As, Ni, Cr e Co. Os resultados de PCA indicam uma forte relação entre o Mn e os sedimentos atuais do Ribeirão Sardinha. Outros padrões geoquímicos foram realçados pelas altas concentrações de Fe e Mn, relacionadas aos sedimentos arenosos e cascalhosos de barras e canal, e pelos elevados teores de Al e K vinculados aos sedimentos finos constituintes dos depósitos de planícies de inundação e de lagoas de cheia. Os cálculos dos valores de background mostram um valor de referência elevado para o As (32,89 mg/kg) e anomalias referentes às altas concentrações de Al, Cu, Zn, Ni e Cr, sugerindo fontes geogênicas. Por outro lado, anomalias referentes aos valores elevados de Co, Ba e Mn estão relacionadas a fontes antropogênicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Geologia USP. Série Científica, o direito de primeira publicação, com o trabalho sob a licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode) que permite o compartilhamento do trabalho de forma não comercial e conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O efeito do Acesso Aberto e downloads no impacto das citações).