Meninas Geocientistas de São Francisco de Itabapoana: igualdade de gênero no Projeto Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v23-204669Palavras-chave:
Educação de qualidade, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Mulheres na ciência, Ciências da terraResumo
Este artigo objetiva apresentar os resultados já obtidos com o projeto “Geociências — Substantivo Feminino: Meninas Geocientistas de São Francisco de Itabapoana”, que visa encantar as meninas e mulheres do município pelas geociências. Trata-se de um dos municípios que compõem o território do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro e se apoia nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 5 (igualdade de gênero) e 4 (educação de qualidade). O projeto, financiado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, busca compartilhar o conhecimento existente sobre o meio físico local, de forma que amplie a compreensão do território por meio de pesquisas de campo, projetos educativos e de divulgação científica. Foram selecionadas 15 bolsistas jovens talentos de cinco escolas, orientadas por cinco professores bolsistas de treinamento e capacitação técnica e três bolsistas de iniciação científica, orientadas por pesquisadoras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Como resultados, podem ser destacados: realização de cursos de geologia geral para os professores municipais; oficina de minerais para os bolsistas; visitas de campo e laboratórios; desenvolvimento de projetos de monitoramento de sítios e levantamento geológico e hídrico; realização de entrevistas com moradores e coleta e análise de areias de praias, cordões litorâneos e rios; apresentação de trabalhos em eventos; entre outros. O andamento do projeto é divulgado nas redes sociais. Ao fim, será realizada uma feira de ciências para prestação de contas do projeto à população. Já se observa uma evolução positiva das jovens bolsistas em termos de interesse nas atividades de sala...
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