Geomorfologia e tectônica da formação Barreiras no Estado da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.5327/S1519-874X2006000300008Palavras-chave:
Tabuleiros Litorâneos, Formação Barreiras, superfícies geomorfológicasResumo
Este trabalho aborda alguns aspectos estruturais e morfológicos dos Tabuleiros Litorâneos no Estado da Paraíba. Esses tabuleiros desenvolveram-se, predominantemente, sobre os sedimentos areno-argilosos e mal consolidados da Formação Barreiras. Essa formação repousa de forma discordante, de oeste para leste, sobre o embasamento cristalino e sobre os sedimentos do Grupo Paraíba, depositados na Bacia Sedimentar Marginal Pernambuco-Paraíba. A partir de levantamentos cartográficos, aerofotogramétricos, interpretações de imagens orbitais, observações em campo, análises de perfis topográficos e de poços tubulares e, da integração e interpretação das informações obtidas, pode-se concluir que as reativações tectônicas pós-cretácicas constituem o fator mais importante na configuração morfológica da área de estudo. Essas reativações foram responsáveis por soerguimentos distintos e basculamentos de superfícies geomorfológicas, além de criar inúmeros e extensos falhamentos que dinamizaram entalhes e orientaram dissecações, definindo a compartimentação e a configuração atual dos Tabuleiros Litorâneos.Downloads
Downloads
Publicado
2006-10-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Geologia USP. Série Científica, o direito de primeira publicação, com o trabalho sob a licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode) que permite o compartilhamento do trabalho de forma não comercial e conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O efeito do Acesso Aberto e downloads no impacto das citações).
Como Citar
Furrier, M., Araújo, M. E. de, & Meneses, L. F. de. (2006). Geomorfologia e tectônica da formação Barreiras no Estado da Paraíba . Geologia USP. Série Científica, 6(2), 61-70. https://doi.org/10.5327/S1519-874X2006000300008