Análise Estrutural e de Deformação de Clastos das Unidades Sedimentares da Formação Camarinha - PR
DOI:
https://doi.org/10.5327/Z1519-874X2009000100002Palavras-chave:
Formação Camarinha, Falha da Lancinha, Modelo de Riedel, Clastos estirados, Deformação transcorrenteResumo
As unidades sedimentares constituintes da Formação Camarinha (PR) mostram-se afetadas pela Zona de Cisalhamento Transcorrente da Lancinha, sendo possível verificar a ocorrência de feições rúpteis e rúpteis-dúcteis como dobras escalonadas e fraturas, basculamentos de camadas, truncamentos de pacotes litológicos sedimentares, foliações cataclásticas e clivagens de fratura, estiramento e reorientação de clastos. A análise estrutural e da deformação dos clastos revela estruturas compatíveis com o modelo de Riedel e confirma o deslocamento lateral direito da Falha da Lancinha, com baixo caimento de eixos X característicos de zonas transcorrentesDownloads
Publicado
2009-01-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Geologia USP. Série Científica, o direito de primeira publicação, com o trabalho sob a licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode) que permite o compartilhamento do trabalho de forma não comercial e conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O efeito do Acesso Aberto e downloads no impacto das citações).
Como Citar
Moro, R. de P. X., & Brito Neves, B. B. de. (2009). Análise Estrutural e de Deformação de Clastos das Unidades Sedimentares da Formação Camarinha - PR . Geologia USP. Série Científica, 9(1), 15-31. https://doi.org/10.5327/Z1519-874X2009000100002