Cálculo de mapas de probabilidade diretamente dos pesos da krigagem ordinária
DOI:
https://doi.org/10.5327/Z1519-874x2010000100001Palavras-chave:
Mapa de probabilidade, Krigagem da indicadora, Krigagem ordináriaResumo
Mapas de probabilidade são úteis para interpretação de teores de minério ou grau de contaminação em solos, assim como para tomada de decisão em trabalhos exploratórios. Estes mapas de probabilidade são geralmente obtidos através da aplicação da krigagem das indicadoras. Os pesos da krigagem ordinária também podem ser usados para calcular mapas de probabilidade. Para testar os dois métodos, uma amostra foi retirada aleatoriamente de um conjunto completo. Deste conjunto completo, funções de distribuição acumulada foram determinadas. Assim, as funções de distribuição acumulada real e estimada foram comparadas. A grande maioria dos coeficientes de correlação entre os mapas de probabilidade estimados e reais é maior que 0,75. O método da krigagem ordinária não somente funciona, mas também dá resultados ligeiramente melhores que a krigagem da indicadora da mediana. Além disso, os mapas de probabilidade calculados dos pesos da krigagem ordinária são muito mais fáceis que o método tradicional baseado tanto na krigagem da indicadora ou krigagem da indicadora da mediana.Downloads
Publicado
2010-03-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Geologia USP. Série Científica, o direito de primeira publicação, com o trabalho sob a licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode) que permite o compartilhamento do trabalho de forma não comercial e conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O efeito do Acesso Aberto e downloads no impacto das citações).
Como Citar
Yamamoto, J. K. (2010). Cálculo de mapas de probabilidade diretamente dos pesos da krigagem ordinária . Geologia USP. Série Científica, 10(1), 3-14. https://doi.org/10.5327/Z1519-874x2010000100001