Anfíbio e palaeonisciformes da porção basal do Membro Taquaral, Formação Irati (Permiano), estado de São Paulo, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5327/Z1519-874X2010000100003Palavras-chave:
Osteichthyes, Formação Irati, Membro Taquaral, Temnospondyli, Rio Claro, PermianoResumo
A região centro-leste do Estado de São Paulo possui boas exposições de sedimentos das sequencias permocarboníferas da Bacia intracratônica do Paraná. Inicia-se com depósitos do Grupo Itararé, Permocarbonífero, seguidos pelos da Formação Tatuí, Grupo Guatá, do Eopermiano, ambos do Supergrupo Tubarão. O grupo seguinte, Passa Dois, compreende, na região estudada do Estado de São Paulo, as formações Irati, Eopermiano, e Corumbataí, Mesopermiano. Dois membros da Formação Irati são reconhecidos na região, Taquaral e Assistência. A maior parte do Membro Taquaral é constituída de sedimentos síltico-argilosos, cinzentos, com laminações plano-paralelas. Delgados arenitos ocorrem na porção basal do membro. Um destes arenitos, de 9,5 cm de espessura, em contato discordante com a Formação Tatuí, contém fósseis de vertebrados diversificados. A descrição de um fragmento mandibular de Palaeonisciformes, um dente isolado e um fragmento mandibular de anfíbio Temnospondyli, constituem objeto desta contribuição. Estes fósseis estão associados com outros taxa de Chondrichthyes e Osteichthyes. Fica em aberto a possibilidade de considerá-los representantes de taxa da bacia do Parnaíba, Formação Pedra do Fogo, de idade semelhante, Brasilichthys macrognathus Palaeonisciformes, e Prionosuchus plummery, Temnospondyli. Somente com fósseis em melhor estado de conservação, seria possível esclarecer essa questão.Downloads
Publicado
2010-03-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Geologia USP. Série Científica, o direito de primeira publicação, com o trabalho sob a licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode) que permite o compartilhamento do trabalho de forma não comercial e conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O efeito do Acesso Aberto e downloads no impacto das citações).
Como Citar
Chahud, A., & Petri, S. (2010). Anfíbio e palaeonisciformes da porção basal do Membro Taquaral, Formação Irati (Permiano), estado de São Paulo, Brasil . Geologia USP. Série Científica, 10(1), 29-37. https://doi.org/10.5327/Z1519-874X2010000100003