Seções de referência de subsuperfície da aloformação Paranavaí
DOI:
https://doi.org/10.5327/Z1519-874X2011000200002Palavras-chave:
Aloformação Paranavaí, Seção de referência, Colúvio, QuaternárioResumo
A Aloformação Paranavaí é uma unidade geológica quaternária definida na Bacia Hidrográfica do Alto Rio Paraná (SP, PR e MS), composta por depósitos coluviais originados a partir de unidades litoestratigráficas cretáceas da Bacia do Paraná. Os depósitos sedimentares são arenosos, inconsolidados, de coloração vermelho-acastanhada, homogêneos e maciços, comumente confundidos com solos e formações superficiais. Para o estabelecimento de seções de referência de subsuperfície para a Aloformação Paranavaí, foram obtidos testemunhos de sondagem em duas regiões no oeste paulista. Foi conduzido um estudo com diversos parâmetros (texturais, mineralógicos, geoquímicos, isotópicos e geocronológicos) nos sedimentos da Aloformação Paranavaí e do Grupo Bauru. Foram estabelecidas duas novas seções de referência para completar o estratótipo-de-unidade composto estabelecido: seção de referência Rancharia (idades luminescentes entre 71.650 ± 9.000 a 557.000 ± 65.000 AP) e seção de referência Oriente (83.000 ± 8.500 a 436 ± 53.000 anos AP). Idades luminescentes obtidas são crescentes de acordo com a profundidade da Aloformação Paranavaí, enquanto que os sedimentos do Grupo Bauru apresentam idades superiores ao alcance do método geocronológico empregado. Os dados obtidos nas seções de referência apresentam variabilidade em padrões de diversos parâmetros, comprovando diferentes gerações de deposição coluvial ao longo do Quaternário, no oeste paulista.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Publicado
2011-08-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Geologia USP. Série Científica, o direito de primeira publicação, com o trabalho sob a licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode) que permite o compartilhamento do trabalho de forma não comercial e conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O efeito do Acesso Aberto e downloads no impacto das citações).
Como Citar
Sallun, A. E. M., Paula, M. S. de, Azevedo Sobrinho, J. M., Sallun Filho, W., Yee, M., Tatumi, S. H., Aluisio, R., Christofoletti, S. R., Amaral, R. do, & Xavier, B. C. (2011). Seções de referência de subsuperfície da aloformação Paranavaí . Geologia USP. Série Científica, 11(2), 21-44. https://doi.org/10.5327/Z1519-874X2011000200002