A ocorrência de trilobitas Phacopida da Formação Pimenteira em João Costa, Piauí, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5327/Z1519-874X201300030003Resumo
Os fósseis de macroinvertebrados marinhos do Devoniano da Bacia do Parnaíba estão entre os mais diversos do Paleozoico do Brasil. Nos últimos anos, a maioria das revisões sobre esses fósseis envolveu trilobitas das formações Pimenteira e Cabeças, na região das cidades de Picos e Pimenteiras, no Estado do Piauí. Esta pesquisa relata a ocorrência de trilobitas devonianos da Formação Pimenteira, aflorante na cidade de João Costa, na região do Parque Nacional da Serra da Capivara, no sudeste do Piauí, onde duas espécies foram reconhecidas: Burmeisteria notica Clarke, 1913 e Metacryphaeus cf. australis Clarke, 1913. A ampla ocorrência destes gêneros no Domínio Malvinocáfrico mostra que eventos transgressivos durante parte do Devoniano favoreceu a comunicação entre as faunas das províncias Andina, Brasileira e Sul-africana, através da redução das barreiras geográficas. Finalmente, apesar do caráter ainda preliminar dos estudos sobre trilobitas da Formação Pimenteira, esta unidade continua fornecendo novos dados paleontológicos que contribuem para o entendimento destas assembleias fósseis.Downloads
Downloads
Publicado
2013-09-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Geologia USP. Série Científica, o direito de primeira publicação, com o trabalho sob a licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode) que permite o compartilhamento do trabalho de forma não comercial e conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O efeito do Acesso Aberto e downloads no impacto das citações).
Como Citar
Leme, J. de M., Meira, F. van E., Stasi, A. M. D., & Soares, S. P. (2013). A ocorrência de trilobitas Phacopida da Formação Pimenteira em João Costa, Piauí, Brasil . Geologia USP. Série Científica, 13(3), 17-22. https://doi.org/10.5327/Z1519-874X201300030003