Indicadores de variações holocênicas do nível do mar ao longo da costa dos estados de Pernambuco e Paraíba, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5327/Z1519-874X201300040008Resumo
Este estudo apresenta variações relativas do nível do mar no Holoceno ao longo do litoral do Nordeste brasileiro, em particular nos Estados de Pernambuco e Paraíba. O trabalho apresenta 25 indicadores superficiais do nível do mar, predominantemente de natureza biológica (i.e., tubos de gastrópodes vermitídeos encrustados em rochas, bem como conchas de moluscos em posição de vida em beachrocks e paleomangues). Além disso, análises de diatomológicas e palinológicas foram feitas em um furo na Lagoa Olhos d'Água (sudeste de Recife, Estado de Pernambuco) com um comprimento de aproximadamente 2,7 m e com uma idade de 8.300 anos cal. AP na base. A curva envelope obtida por meio da interpretação dos dados indica que, após ~ 7.400 anos cal. AP, o nível do mar atingiu o máximo de ~ 3 m acima do nível do mar entre 4.000 - 5.000 anos cal. AP, e uma tendência geral de queda do nível do mar ocorreu até o presente, com possíveis fases de pequenas oscilações. Esse padrão é consistente com a frequência das oscilações de organismos microscópicos marinhos e de água doce no furo coletado.Downloads
Downloads
Publicado
2013-12-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Geologia USP. Série Científica, o direito de primeira publicação, com o trabalho sob a licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode) que permite o compartilhamento do trabalho de forma não comercial e conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O efeito do Acesso Aberto e downloads no impacto das citações).
Como Citar
Suguio, K., Barreto, A. M. F., Oliveira, P. E. de, Bezerra, F. H. R., & Vilela, M. C. S. H. (2013). Indicadores de variações holocênicas do nível do mar ao longo da costa dos estados de Pernambuco e Paraíba, Brasil . Geologia USP. Série Científica, 13(4), 141-152. https://doi.org/10.5327/Z1519-874X201300040008