Sobre a Revista
Foco e Escopo
Publicar temas pertinentes ao ensino de Graduação e Pós-graduação em todas as áreas abrangidas pela Geologia.
Periodicidade
Irregular
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Histórico do periódico
A divulgação científica a cargo do Instituto de Geociências da USP, iniciou-se em 1970 com o Boletim IGA, ao qual se seguiu o Boletim IG, em 1972. A revista “Geologia USP”, criada em 2001, substituiu esse Boletim, tendo em vista a necessidade de total reformulação, incluindo a adoção de um “layout” atualizado, a ampliação do corpo consultivo, o incremento da qualidade do intercâmbio e da frequência das publicações. A “Geologia USP” é um importante veículo científico, por meio de seus três produtos: Série Científica, Publicação Especial e Série Didática.
Série Didática (ISSN 1677-7549): reúne temas para uso nos cursos de Graduação e Pós-graduação. À semelhança dos outros dois tipos de publicações foi totalmente reformulada em 2001, e está no site da revista, www.igc.usp.br/geologiausp, desde 2003 com artigos completos on line (ISSN 2316-9109), incluindo-se também os publicados nos antigos Boletins IG e IGA. Integrante do Portal de Periódicos Eletrônicos em Geosciências, http://ppgeo.igc.usp.br, também utiliza a metodologia SciELO.
Plágio
A Geologia USP. Série Didática aceita artigos inéditos e originais. Utiliza o sistema iThenticate - Professional Plagiarism Prevention para verificação de similaridade textual e identificação de plágio e autoplágio. Textos que apresentarem semelhanças com outros já publicados, ou manipulação de citações e/ou dados serão excluídos do processo de avaliação e, dependendo da gravidade e extensão da má conduta científica, os autores poderão ser suspensos. A Geologia USP: Série Didática adota as orientações do Committee on Publication Ethics (COPE) (http://publicationethics.org/) e do Directory of Open Access Journals (DOAJ) (https://doaj.org/publishers#advice), além de apoiar-se em políticas e normas constantes em documentos nacionais e internacionais de instituições renomadas.