A relação entre pintura e natureza em Alberti

Autores

  • Fabrício Behrmann Mineo Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2014.106262

Palavras-chave:

Pintura – Natureza – Perspectiva – Composição – Beleza

Resumo

No tratado de Alberti sobre pintura, a ideia de natureza desempenha um papel fundamental. Para Alberti, o pintor deve aprender seu ofício através da observação da natureza. Neste artigo, apresentaremos alguns dos principais movimentos dos dois primeiros livros do Da pintura, tendo em vista a relação entre pintura e natureza. Inicialmente, abordaremos os rudimentos da pintura, com ênfase na perspectiva e considerando a concepção de pintura como janela, desenvolvida por Alberti. Em seguida, trataremos das três partes da pintura e suas relações com a natureza. Nesse ponto, a composição (uma das partes da pintura) aponta para uma noção de beleza que, de certo modo, excede a natureza.

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Biografia do Autor

  • Fabrício Behrmann Mineo, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Graduando em Filosofia pela Universidade de São Paulo.

Referências

ALBERTI, Leon Battista. Da pintura. 2. ed. Tradução Antonio da Silveira Mendonça. Campinas: Editora da Unicamp, 1999.(Coleção Repertórios.).

GRAYSON, Cecil. Introdução. In: ALBERTI, Leon Battista. Da pintura. 2. ed. Tradução Antonio da Silveira Mendonça. Campinas: Editora da Unicamp, 1999, pp. 35-73. (Coleção Repertórios.).

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PANOFSKY, Erwin. Renascimento e renascimentos na arte ocidental. Tradução Fernando Neves. Lisboa: Presença, 1960.

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Publicado

08-11-2014

Edição

Seção

Academia

Como Citar

Mineo, F. B. (2014). A relação entre pintura e natureza em Alberti. Humanidades Em diálogo, 6, 101-116. https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2014.106262