A relação entre pintura e natureza em Alberti
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2014.106262Palavras-chave:
Pintura – Natureza – Perspectiva – Composição – BelezaResumo
No tratado de Alberti sobre pintura, a ideia de natureza desempenha um papel fundamental. Para Alberti, o pintor deve aprender seu ofício através da observação da natureza. Neste artigo, apresentaremos alguns dos principais movimentos dos dois primeiros livros do Da pintura, tendo em vista a relação entre pintura e natureza. Inicialmente, abordaremos os rudimentos da pintura, com ênfase na perspectiva e considerando a concepção de pintura como janela, desenvolvida por Alberti. Em seguida, trataremos das três partes da pintura e suas relações com a natureza. Nesse ponto, a composição (uma das partes da pintura) aponta para uma noção de beleza que, de certo modo, excede a natureza.
Downloads
Referências
ALBERTI, Leon Battista. Da pintura. 2. ed. Tradução Antonio da Silveira Mendonça. Campinas: Editora da Unicamp, 1999.(Coleção Repertórios.).
GRAYSON, Cecil. Introdução. In: ALBERTI, Leon Battista. Da pintura. 2. ed. Tradução Antonio da Silveira Mendonça. Campinas: Editora da Unicamp, 1999, pp. 35-73. (Coleção Repertórios.).
KOSSOVITCH, Léon. Apresentação. In: ALBERTI, Leon Battista. Da pintura 2. ed. Tradução Antonio da Silveira Mendonça. Campinas: Editora da Unicamp, 1999, pp. 9-33. (Coleção Repertórios.).
PANOFSKY, Erwin. Renascimento e renascimentos na arte ocidental. Tradução Fernando Neves. Lisboa: Presença, 1960.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Humanidades em diálogo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.