Antropologia, educação e rituais: um diálogo (Resenha do artigo: “Choise and access to the best schools of Rio de Janeiro: A rite of passagem”, de Rodrigo Rosistolato)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2023.192124

Palavras-chave:

Realocação, Remanejamento, Rituais Escolares, Antropologia da Educação

Resumo

“Escolha e acesso às melhores escolas do Rio de Janeiro: Um rito de passagem”, de Rosistolato (2015), se propõe a pensar fenômenos educacionais a partir da teoria antropológica clássica dos rituais. Para isso, o autor investiga os eventos de “remanejamento” e “realocação” entre o primeiro e segundo ciclo do ensino fundamental, em escolas públicas das Zonas Norte e Sul da cidade do Rio de Janeiro, como um ritual de passagem que envolve não apenas questões de burocracia escolar, que automaticamente executaria essas práticas com esses estudantes, mas, também, critérios que vão além do que está explícito dentro do mecanismo escolar. Além disso, Rosistolato cria a categoria de “rituais de boa escola”, que seriam rituais em que as famílias das crianças praticam ações que envolvem funcionários do estado a fim de fazer com que seus filhos sejam “realocados” e “remanejados” para as melhores escolas da cidade. Os achados desta pesquisa demonstram que há estigmatização de estudante, pois estudantes considerados “bons” são transferidos para escolas, também, “boas”, e os estudantes com baixo desempenho vão para escolas com baixo prestígio. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosilaine Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    É pedagoga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS/UERJ). À época do envio do texto, a autora ainda não tinha ingressado na pós-graduação.

Referências

DAMATTA, Roberto. A casa & a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1985.

GENNEP, Arnold van. Os ritos de passagem. 4ª ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

MALINOWSKI, Bronislaw. Os Argonautas do Pacífico Ocidental: Um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélogos da Nova Guiné melanésia. São Paulo: Ubu Editora, 2019.

MCLAREN, Peter. Schooling as a ritual performance: Toward a political economy of educational symbols and gestures. Rowman & Littlefield, 1999.

ROSISTOLATO, Rodrigo. Choice and access to the best schools of Rio de Janeiro: a rite of passage. Vibrant, v. 12, n. 2, p. 380-416, 2015.

Downloads

Publicado

2023-04-20

Edição

Seção

Academia

Como Citar

Pereira, R. (2023). Antropologia, educação e rituais: um diálogo (Resenha do artigo: “Choise and access to the best schools of Rio de Janeiro: A rite of passagem”, de Rodrigo Rosistolato). Humanidades Em diálogo, 12, 203-207. https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2023.192124