Do cartaz ao fake out of home: o eterno compromisso da publicidade com a mentira

Autores

  • Clotilde Perez Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Bruno Pompeu Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2965-7474.v1i2p34-54

Palavras-chave:

Publicidade, Fake out of home, Digital out of home, Inteligência artificial

Resumo

O objetivo do artigo é contribuir para a reflexão sobre a evolução da publicidade, chegando até a assimilação da Inteligência Artificial e suas criações e expressões. Percorrendo referencial teórico sobre publicidade e as eras culturais, da cultura oral, escrita e impressa ao desenvolvimento da cultura de massa para a cultura das mídias e da cibercultura, a publicidade incorpora as tecnologias inovativas, expandido sua atuação criativamente, como acontece nas campanhas de Digital Out of Home e Fake Out of Home, com a simulação de realidades com existência exclusivamente digital. A simulação, o engano e a exploração sensível e imaginativa sempre foram e serão a essência da publicidade, até por isso, as novas ações permitidas pela IA não são inovadoras em sua essência. A problemática de fato não está no duplo simulacro do FOOH, no falseamento ou nas hipérboles, mas sim nas consequências ainda pouco visíveis acerca da concentração das informações de produção e consumo sob os domínios das big techs.

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Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Artigos Científicos

Como Citar

Perez, C. ., & Pompeu, B. (2023). Do cartaz ao fake out of home: o eterno compromisso da publicidade com a mentira. Interfaces Da Comunicação, 1(2), 34-54. https://doi.org/10.11606/issn.2965-7474.v1i2p34-54