Democratização, usabilidade e experiência centrada no usuário: os ambientes digitais do Centro de Estudos da Metrópole e sua missão institucional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2965-7474.v1i6p%25p

Palavras-chave:

design de interface , design de interação , experiência do usuário, democratização, sistemas interativos

Resumo

A pesquisa visa a analisar o processo de design das interfaces dos ambientes digitais do Centro de Estudos da Metrópole sob uma abordagem crítica que priorize a experiência do usuário e a identidade institucional do Centro como referência no estudo do urbano. Destaca-se a centralidade do usuário e dos demais envolvidos no processo para o levantamento de diretrizes que resultem não apenas em uma interface eficiente, mas que também contribua para a democratização do conhecimento e para uma formação cidadã.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mariana Abrantes Giannotti, Universidade de São Paulo

    Universidade de São Paulo, Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica (Professora titular), São Paulo, SP, Brasil, ORCID 0000-0002-7024-8015

  • Luciana Salvarani, Universidade de São Paulo

    Universidade de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, São Paulo, SP, Brasil, ORCID 0000-0001-8120-6139

Referências

CENTRO DE ESTUDOS DA METRÓPOLE. Painel cadastral da cidade de São Paulo (1995-2004) - V.0.5.221, s. d. Disponível em: <https://dashiptu.centrodametropole.fflch.usp.br/>. Acesso em 27 dez. 2025.

CENTRO DE ESTUDOS DA METRÓPOLE. Página inicial, s. d. Disponível em: <https://centrodametropole.fflch.usp.br/pt-br>. Acesso em: 27 dez. 2025.

CENTRO DE ESTUDOS DA METRÓPOLE. ReSolution, n. p. Disponível em: <https://resolution.centrodametropole.fflch.usp.br/resolution/index.html>. Acesso em 27 dez. 2025.

GOMES, Sandra. Dos mecanismos de reprodução e de redução das desigualdades: o que aprendemos com as pesquisas do Centro de Estudos da Metrópole (CEM)? São Paulo, 2021. Disponível em: <https://centrodametropole.fflch.usp.br/sites/centrodametropole.fflch.usp.br/files/inline-files/paper_cem_vinte_anos_sandra_gomes_1.pdf>. Acesso em: 03 mai. 2024.

GEOCEM. Página inicial. GEOCEM, s. d. Disponível em: <https://geocem.centrodametropole.fflch.usp.br/>. Acesso em: 27 dez. 2025.

GOOGLE ANALYTICS 4. Página inicial, n. p. Disponível em: <https://developers.google.com/analytics?hl=pt-br>. Acesso em 27 dez. 2025.

PREECE, Jenny; ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen. Design de Interação: Além da Interação Homem-Computador. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

2025-12-27

Como Citar

Abrantes Giannotti, M. ., & Salvarani, L. (2025). Democratização, usabilidade e experiência centrada no usuário: os ambientes digitais do Centro de Estudos da Metrópole e sua missão institucional. Interfaces Da Comunicação, 1(6). https://doi.org/10.11606/issn.2965-7474.v1i6p%p