Metodologias ativas no Curso de Italiano da UFBA: relato de experiências inovadoras
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i40p31-43Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Ensino de línguas estrangeiras, ContemporaneidadeResumo
Este artigo é fruto de uma das etapas cumpridas durante o meu estágio pós doutoral junto ao Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC/UNEB), em que desenvolvi estudos diretamente no Grupo de Pesquisa em Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade/GEOTEC acerca do tema: “Experiências inovadoras no ensino do italiano: uma investigação teórico crítica da própria prática docente”. É um trabalho de natureza exploratória e se propõe a fazer uma reflexão crítica sobre minha prática pedagógica compreendida no período de 2013 ao primeiro semestre de 2019, no âmbito do ensino da língua italiana mediado por tecnologias digitais. Para tanto, farei um breve relato da minha experiência a fim de que, paralelamente, eu possa dialogar com alguns autores que têm norteado o meu trabalho ao longo desses anos de pesquisa e de atuação docente: Freire (1996), Cortelazzo; Fiala; Piva Júnior; Panissom, Junqueira e Rodrigues (2018), Hetkoswski (2010), Santaella (2016), Lèvy (1999; 2003), Bacich (2016), Bakhtin (1979), Mill (2018). Por fim, trarei algumas proposições acerca do uso das tecnologias digitais na educação, pontuando a necessidade urgente de mudança de paradigma educacional no contexto do século XXI.
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Referências
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