A erosão linguística de italianos cultos em contato com o português brasileiro: aspectos do sistema pronominal
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i21-22p25-52Palavras-chave:
erosão linguística, contato linguístico, corpus, ita-liano, português brasileiro.Resumo
O artigo expõe os resultados das pesquisas sobre a erosão linguística (ou atrito linguístico) do italiano em contato prolongado com o português brasileiro (ou PB). Este trabalho ampliou os dados resultantes dos estudos de Raso e Vale (2007 e 2009) através da criação de um novo corpus que seguisse critérios mais rigorosos com o intuito de verificar os resultados obtidos pelos estudiosos. Objeto de análise são os mesmos clíticos antes estudados: os pronomes acusativos de terceira pessoa, os ci locativos, os ci atualizantes e lexicalizantes e os ne, com valores partitivo, argumental e locativo.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2011 Lúcia de Almeida Ferrari, Tommaso Raso, Heloisa Pereira Vale

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e concedem à Revista de Italianística o direito de primeira publicação. Saiba mais











