Estado nutricional de crianças do baixo Amazonas: concordância entre três critérios de classificação

Autores

  • Marcelo Gonçalves Duarte Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Amazonas, Parintins (AM)
  • Sueyla Ferreira da Silva dos Santos Professora Assistente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus ICEZ Parintins.
  • Giseli Minatto Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis (SC)
  • Glauber Carvalho Nobre Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará, Fortaleza (CE)
  • João Otacilio Libardoni dos Santos Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Amazonas, Parintins (AM)
  • Thiago Ferreira de Sousa Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba (MG)
  • Ismael Freitas Junior Departamento de Educação Física, Universidade Estadual Julio Mesquita Filho, Presidente Prudente (SP)

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.141627

Palavras-chave:

pré-escolares, índice de massa corporal, antropometria, avaliação nutricional, lactação, saúde materno-infantil, atenção primária à saúde.

Resumo

Introdução: A avaliação do estado nutricional é fundamental na infância, pois a desnutrição, o sobrepeso e a obesidade são estágios indicativos de desequilíbrios que podem influenciar o adequado desenvolvimento infantil e interferir nos processos de saúde/doença.

Objetivo: Determinar a concordância entre três métodos de avaliação do estado nutricional de crianças de 2 a 6 anos de idade da região do Baixo Amazonas, Brasil.

Método: Estudo exploratório, epidemiológico com desenho transversal de base escolar realizado em 2014 com crianças do Ensino Infantil da cidade de Parintins. Foi avaliado o estado nutricional, pelo índice de massa corporal, segundo três critérios de avaliação: Conde e Monteiro, Cole et al. e Organização Mundial da Saúde (OMS). Aplicaram-se testes descritivos e de associação para análise do comportamento das variáveis e o coeficiente de Kappa para investigar a concordância dos resultados entre os três critérios.

Resultados: Participaram da pesquisa 1.387 crianças (714 meninos) com idade média de 5 anos. Os meninos apresentaram maior prevalência de sobrepeso em relação às meninas pela classificação da OMS, em contrapartida maior proporção de meninas com baixo peso, segundo o critério nacional. Os melhores níveis de concordância foram para o sexo feminino e o protocolo nacional apresentou satisfatória concordância com os protocolos de uso internacional, com destaque para o proposto pela OMS.

Conclusão: Desse modo, conclui-se que houve concordância entre os critérios de avaliação do estado nutricional em crianças do Baixo Amazonas.

 

 

 

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Biografia do Autor

  • Marcelo Gonçalves Duarte, Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Amazonas, Parintins (AM)

    Professor do Curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Amazonas no Instituto de Ciências Sociais, Educação, e Zootecnia na cidade de Parintins/AM, com experiência na área esportiva. Licenciado em Educação Física, especialização em Treinamento Desportivo - UGF, Mestrado em Ciências do Movimento Humano, obtido na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Atualmente cursando o Doutorado em Ciências do Esporte na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG na área de Comportamento Motor.

     
  • Sueyla Ferreira da Silva dos Santos, Professora Assistente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus ICEZ Parintins.

    Professora Assistente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus ICEZ Parintins. Mestre em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina/ UFSC em 2012 - bolsista CAPES; Especialista em Saúde Coletiva da Universidade Estadual da Bahia/UESB em 2010; Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC em 2007. Foi ,membro da Diretoria (Secretária) da Associação Brasileira de Ensino da Educação Física para a Saúde ? ABENEFS. Foi membro colaboradora da Rede Ibero-Americana de Investigação da Formação em Educação Física. Foi membro da Câmara Técnica de Saúde Mental - Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde - MEC e da Equipe de Coordenadores da Curadoria de Comunidade de Práticas - MS. Atuou como Supervisora de Campo na avaliação externa da Atenção Básica, pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), no Estado de Santa Catarina. Atuou no cargo de Educadora Física na Secretaria Municipal da Saúde de Salvador, nos seguintes setores: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Na graduação foi bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia(FAPESB). Possui experiência na área de Saúde Coletiva e Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física e saúde, atenção primária em saúde e saúde do escolar.

     
  • Giseli Minatto, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis (SC)

    Graduação (licenciatura plena) em Educação Física pela Faculdade Assis Gurgacz (2005), Cascavel, PR. Especialização em Treinamento Desportivo e Personalizado pela Faculdade Assis Gurgacz (2009), Cascavel, PR. Mestrado (2012) e Doutorado (2016) em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, na área de concentração em Biodinâmica do Desempenho Humano. Atualmente é docente da Instituição de Ensino Superior da União de Ensino do Sudoeste do Paraná (UNISEP), campus de Dois Vizinhos e Francisco Beltrão, PR e colaboradora do Grupo de Pesquisa em Cineantropometria & Desempenho Humano (NuCIDH) da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em cineantropometria, maturação sexual, crescimento somático e aptidão física de crianças e adolescentes e pesquisado temas relacionados à promoção da atividade física e saúde.

     
  • Glauber Carvalho Nobre, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará, Fortaleza (CE)

    Graduado em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento Desportivo pela Universidade Castelo Branco - Rio de Janeiro - UCB. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Membro do grupo de Avaliações e Intervenções Motoras da UFRGS e Desenvolvimento Motor e Saúde da Criança e do Adolescente do IFCE. Atua nas linhas de Cineantropometria, Psicologia do Esporte e do Exercício e Comportamento Motor. Estuda aspectos do desenvolvimento de crianças e adolescentes.


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Publicado

2018-06-26

Edição

Seção

Artigos Originais