Violencia física e consumo de álcool entre adolescentes

Autores

  • Amanda Pacheco de Carvalho Universidade de Pernambuco (UPE) – Recife (PE)
  • Carolina da Franca Universidade de Pernambuco (UPE) – Recife (PE)
  • Valdenice Aparecida de Menezes Universidade de Pernambuco (UPE) – Recife (PE)

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.152172

Palavras-chave:

consumo de bebidas alcoólicas, violência, adolescente

Resumo

Introdução: A adolescência é um período de transição, compreendido entre a infância e a vida adulta marcado por alterações biológicas, psicológicas e sociais. Essas alterações caracterizam as situações de vulnerabilidade as quais esses indivíduos estão expostos.

Objetivo: Analisar a existência de associação entre o consumo de bebidas alcoólicas e envolvimento em situações de violência física entre adolescentes escolares do município de Olinda, PE.

Método: Trata-se de um estudo piloto, do tipo transversal, realizado com adolescentes matriculados no ensino médio. O questionário Youth Risk Behavior Survey foi aplicado em sala de aula e foram adotadas questões referentes aos módulos consumo de bebidas alcoólicas, violência e dados socioeconômicos. Para análise de associação foi utilizado o teste Qui-quadrado de Pearson ou o teste de Exato de Fisher quando os parametros de utilização do Qui-quadrado não eram atendidos.

Resultados: O envolvimento em luta corporal esteve associado ao sexo masculino (p=0,001), ao consumo de álcool nos ultimos trinta dias (p=0,019), ao binge drinking (p=0,022) e a maior escolaridade materna (p=0,037).

Conclusão: Houve associação entre o consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes e o envolvimento em brigas. Esses resultados são um indício da vulnerabilidade a qual a esta população está exposta e faz um alerta à necessidade de estudos que aprofundem a temática abordada.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Publicado

2018-11-28

Edição

Seção

Artigos Originais