Avaliação da cultura de segurança do paciente na Amazônia Ocidental
DOI:
https://doi.org/10.7322/jhgd.152192Palavras-chave:
cultura organizacional, segurança do paciente, gestão da segurança, qualidade da assistência à saúdeResumo
Introdução: A cultura de segurança do paciente é fator contribuinte para a manutenção do bem-estar do usuário no sistema de saúde, pois por meio dela obtém-se uma sistematização organizada e de qualidade do cuidado ao paciente, prevenindo possíveis intercorrências que possam trazer danos.
Objetivo: Analisar a Cultura de Segurança do Paciente (CSP) na perspectiva dos profissionais de saúde no Hospital de Referência do Alto Rio Juruá, na Amazônia Ocidental Brasileira.
Método: Trata-se de um estudo transversal desenvolvido em um hospital público de médio porte em um município da Amazônia Ocidental. O questionário Hospital Survey on Patient Safety Culture, da Agency for Healthcare Research and Quality foi aplicado em 280 profissionais, no período dezembro de 2016 a fevereiro de 2017. Foi realizada a análise descritiva dos dados e a consistência interna do instrumento.
Resultados: Os resultados apontam as melhores avaliações nas dimensões de Trabalho em equipe nos âmbitos das unidades (60%) e Aprendizado organizacional (60%). Os aspectos com os piores resultados foram as dimensões de Respostas não punitivas aos erros (18%) e Frequência de eventos relatados (32%). A análise de confiabilidade interna (Alpha de Cronbach) das dimensões variou entre 0,35 a 0,90.
Conclusão: A cultura do medo parece predominar nesse hospital, contudo o estudo demonstrou que há possibilidades de melhoria em todas as dimensões da CSP. Os valores do Alpha de Cronbach apresentaram semelhança com os resultados obtidos pelo processo de validação.
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