Avaliação do desempenho das ações e serviços de controle da Tuberculose pela estratégia saúde da família

Autores

  • Fábia Maria de Santana Faculty of Medicine of ABC, Santo André, SP
  • Ana Paula de Araújo Machado School of Sciences of Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM)
  • Patrícia Poleto Monhol School of Sciences of Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM)
  • Ligia Ajaime Azzalis Federal University of São Paulo, UNIFESP, Diadema, SP
  • Virginia B. C. Junqueira Federal University of São Paulo, UNIFESP, Diadema, SP
  • David Feder Federal University of São Paulo, UNIFESP, Diadema, SP
  • Leela Morená Federal University of the Valley of the São Francisco
  • Fernando Luiz Affonso Fonseca Faculty of Medicine of ABC, Santo André, SP/ Federal University of São Paulo, UNIFESP, Diadema, SP

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.152194

Palavras-chave:

Tuberculose, atenção primária à saúde, avaliação dos serviços de saúde

Resumo

Introdução: A atenção básica é resultado do desenvolvimento e consolidação do SUS através do programa de Estratégia Saúde da Família. Diante do quadro de persistência da tuberculose em vários municípios do País, o Ministério da Saúde (MS) estabeleceu o Plano Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) cujas metas eram integrar 100% dos municípios brasileiros na luta contra a doença.

Objetivo: Avaliar o desempenho das ações e serviços de controle da tuberculose (TB) da Estratégia Saúde da Família no município de Salgueiro-PE.

Método: Trata-se de estudo transversal, quantitativo e descritivo de inquérito que avaliou serviços de saúde na cidade de Salgueiro-PE, envolvendo 40 participantes. Os dados foram coletados através de questionário com perguntas específicas para cada componente organizacional essencial da atenção básica para as ações de controle da TB, além de perguntas sobre o perfil do paciente, informações clínicas epidemiológicas e estado atual de saúde. A fim de conhecer as políticas realizadas no controle da TB no município em  estudo, foi também elaborado um roteiro com perguntas direcionadas ao gestor.

Resultados: Houve predominância do sexo masculino com 28 (70%), com ensino fundamental incompleto 15 (37,5%) e com faixa etária de 34 a 59 anos de idade. Quanto ao local do diagnóstico, o hospital teve maior prevalência de casos diagnosticados com tuberculose com 62,5%, os que realizavam tratamento supervisionado foram 85,0%. As médias das ações avaliadas demonstraram que o município de Salgueiro-PE não desenvolve ações de educação em saúde e busca ativa de sintomáticos respiratórios, obtendo médias favoráveis apenas para realização da baciloscopia de diagnóstico, consultas mensais de controle e acompanhamento medicamentoso.

Conclusão: Houve fragilidades no desempenho das ações e serviços pela estratégia saúde da família no munícipio de Salgueiro, com prejuízos ao controle e ao tratamento, sendo necessário o fortalecimento das ações e serviços no combate à doença.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fábia Maria de Santana, Faculty of Medicine of ABC, Santo André, SP

    Sanitary Physiotherapist by the School of Government in Public Health of the State of Pernambuco, Master’s Degree in Health Sciences by ABC Medical School, Santo André, SP, Brazil

    Commission for Postgraduate, Research and Innovation. Postgraduate Program in Health Sciences.

  • Ana Paula de Araújo Machado, School of Sciences of Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM)

     Laboratory of Scientific Writing - Nursing

  • Patrícia Poleto Monhol, School of Sciences of Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM)

    Laboratory of Scientific Writing - Nursing

  • Ligia Ajaime Azzalis, Federal University of São Paulo, UNIFESP, Diadema, SP

     Department of Pharmaceutical Sciences

     Laboratory of Clinical Analysis, ABC Medical School, Santo André, SP, Brazil.

  • Virginia B. C. Junqueira, Federal University of São Paulo, UNIFESP, Diadema, SP

     Department of Pharmaceutical Sciences

     Laboratory of Clinical Analysis, ABC Medical School, Santo André, SP, Brazil

  • David Feder, Federal University of São Paulo, UNIFESP, Diadema, SP

     Department of Pharmaceutical Sciences

     Laboratory of Clinical Analysis, ABC Medical School, Santo André, SP, Brazil

  • Leela Morená, Federal University of the Valley of the São Francisco

     Collegiate of Medicine, Petrolina, PE

     Laboratory of Study Design and Scientific Writing, ABC Medical School, Santo André, SP

  • Fernando Luiz Affonso Fonseca, Faculty of Medicine of ABC, Santo André, SP/ Federal University of São Paulo, UNIFESP, Diadema, SP

     Commission for Postgraduate, Research and Innovation. Postgraduate Program in Health Sciences

     Department of Pharmaceutical Sciences

     Laboratory of Clinical Analysis, ABC Medical School, Santo André, SP

Referências

Publicado

2018-11-28

Edição

Seção

Artigos Originais