Instrumentos de avaliação do desenvolvimento infantil de recém-nascidos prematuros

Autores

  • Naíme Diane Sauaia Holanda Silva Centro Universitário do Maranhão
  • Fernando Lamy Filho Fundação Oswaldo Cruz; Instituto Fernandes Figueira
  • Mônica Elinor Alves Gama Universidade Federal do Maranhão; Programa de Pós - graduação em Saúde Materno-Infantil
  • Zeni de Carvalho Lamy Universidade Federal do Maranhão; Programa de Pós - graduação em Saúde Materno-Infantil
  • André do Lago Pinheiro Universidade Federal do Maranhão
  • Diego do Nascimento Silva Universidade Federal do Maranhão; Pró-Reitoria de Extensão

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.19998

Palavras-chave:

prematuridade, desenvolvimento infantil, avaliação do desenvolvimento infantil

Resumo

A melhoria significativa dos cuidados intensivos neonatais causou uma redução na mortalidade em necém-nascidos de risco e, portanto, um aumento de sua morbidade, o que realçou a importância da avaliação do desenvolvimento dessas crianças. Esta revisão de literatura foi desenhada para identificar os principais instrumentos indicados para avaliar o desenvolvimento dos pré-termos. As bases de dados utilizadas foram Medline, Lilacs, Scielo, manuais dos instrumentos e livros na área de Pediatria por apresentarem maiores detalhes sobre os instrumentos e não estabelecer limite de tempo, pois o objetivo da pesquisa foi identificar desde os instrumentos mais antigos até os publicados recentemente. Foram identificados 11 instrumentos de avaliação do desenvolvimento publicados desde 1947 a. O conhecimento dessas escalas e dos testes pode ajudar aos profissionais de saúde e pesquisadores que trabalham com o desenvolvimento de crianças prematuras, pois constituem uma ferramenta adicional durante o processo de avaliação. A escolha do instrumento de avaliação deve ser realizada em acordo com as necessidades de cada criança. Podendo ser utilizados para a triagem, diagnóstico, planejamento e acompanhamento do tratamento.

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Publicado

2011-04-01

Edição

Seção

Pesquisa Original