Participação juvenil e promoção da saúde: estratégia de desenvolvimento humano

Autores

  • Jamile Silva Guimarães Universidade Federal da Bahia; Instituto de saúde Coletiva
  • Isabel Maria Sampaio Oliveira Lima Universidade Católica do Salvador; Faculdade de Direito; Programa de Pós-Graduação em Família

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.20038

Palavras-chave:

participação, promoção da saúde, cidadania, cuidado, juventude

Resumo

A participação juvenil tem sido investigada em vários campos do conhecimento. Embora a literatura aborde aspectos relativos às dimensões psicológica, educacional e cívica, a tendência não tem sido a de relacioná-las à perspectiva da saúde. O objetivo é analisar como práticas participativas promovem processos desenvolvimentais saudáveis. Foram consultadas as bases de dados Sage, Scielo, Lilacs e Dialnet e coletados artigos publicados no período de 1999 a 2011. A revisão da literatura articula a participação à promoção da saúde mediante a aprendizagem de competências que engendram o empowerment - preparando o jovem para conduzir sua vida. A participação pode ser entendida como uma socialização consciente e propositiva mediante a qual valores são aprendidos e práticas democráticas são assimiladas facultando a atuação na esfera pública. Enquanto domínio de autopromoção, a participação capacita o jovem à autogestão da vida a partir da constituição do projeto existencial: oportunidade para definir seu modo de ser como estratégia de autocuidado. Conclui-se que a participação conforma um mecanismo formativo que impulsiona uma reflexividade cognoscitiva, mediadora da autonomia e da autoria do jovem.

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Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Pesquisa Original