A CRIANÇA PRÉ-ESCOLAR: O NASCIMENTO DO SER SIMBÓLICO

Autores

  • Fernando Lefèvre Faculdade de Saúde Pública da USP.

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.37410

Resumo

Trata-se, em grandes linhas, de relatar alguns aspectos do processo que se batizou de “nascimento do ser simbólico”.
A hipótese é que a criança pré-escolar na faixa dos 2-6 anos, está nascendo como ser simbólico, como animal capaz de simbolizar, ou seja, manipular com seu corpo e sua mente
as coisas que estão no mundo, como matéria significaste.
Uma vez nascido como ser simbólico, a criança institui-se como produtor/reprodutor de sentido.
A opção que se coloca para a Escola, neste momento, consiste, justamente, em se posicionar diante desta dialética produtor/reprodutor.
Dando-se ênfase à formação de um ser simbólico reprodutor dos sentidos pré-existentes na cultura, estaremos optando por uma educação socializadora, adaptadora.
Caso a ênfase esteja na formação de um ser simbólico produtor de sentido, estaremos optando por uma educação transforrnadora, dirigida para o uso criativo, pela criança, da sua competência simbolizaste.

Biografia do Autor

  • Fernando Lefèvre, Faculdade de Saúde Pública da USP.
    Professor-doutor do Departamento de Prática de Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da USP.

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Publicado

1991-06-19

Edição

Seção

Artigo de Opinião