Contexto sócio-ambiental de criança urbanas de baixa renda

Autores

  • Arnaldo Augusto Franco de Siqueira
  • Denize Cristina de Oliveira
  • Elaine Pedreira Rabinovich
  • Neusa Guaraciaba dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.37683

Resumo

O contexto sócio-ambiental de crianças urbanas de baixa renda é analisado a partir de três dimensões: o ambiente ffsico, isto é, o espaço habitável; o contexto relacional, ou seja, a fam~lia e a relação mãe-criança; o contexto social, isto é, acomunidade formadaporparentes, vizinhos e atividades sociais. Propõe-se o conceito de sistema de desenvolvimento em que o contexto sócio-ambiental é um dos interagentes responsáveis pelo desenvolvimento. Propõe- se deslocar o objeto de atenção da criança parao trinômio criança-famllia-sociedade, a fim de se poder ter uma ação preventiva em base interacionista e construtivista.

Biografia do Autor

  • Arnaldo Augusto Franco de Siqueira
    Pesquisador do CDH
  • Denize Cristina de Oliveira
    Pesquisadora do CDH
  • Elaine Pedreira Rabinovich
    Pesquisadora do CDH
  • Neusa Guaraciaba dos Santos
    Pesquisadora do CDH

Referências

Aries P. História Social da Criança e da Família. Ed. Guanabara, Rio de Janeiro, 1978.

Blurton Jones N. Aspectos comparativos do contato mãe-criança: In: Estudos Etológicos do Comportamento da Criança. Biblioteca Pioneira de Ciências Sociais, São Paulo: 1981.

Chisholm JS. Residence Patterns and lhe Environment of Mother Infant Interaction Among lhe Navajo, In: Field TM. et al (eds). Culture and Early Interactions, Lawrence Erlbaum Associates, Hillsdalc, New Jersey,1981.

HOBSBAWM. Caderno Mundo. Jornal A Folha de São Paulo, 26/05/91.

Levine RA. Child Rearing as Cultural Adaptation, In: Leiderman PH. et al (eds): Culture and Infancy Variations in lhe Human Exprience, Academic Press, New York, 1977.

Martin Baro I. Household Density and Growthing in Lower lass Salvadorans. Tese de Doutoramento Depto. de Ciências do Comportamento. Chieago: 1979.

Monroe RH, Monroe RL. Household Density and Infant Care in an East Afriean Society, The Journal of Soc. Psych. 83, 3-13,1971.

Oyama S. Ontogeny and the Central Dogma: Do we need the Concept of Genetic Programing in Order to Have an Evolutionary Perspective? In: Gunnar MR, Thlen E. (Eds): Systems and Development The Minnesota Symposium on Child Psychology, Volume 27, Lawrence Erlbaum, New Jersey, 1989.

Piagft J. Biologie et Connaissance, Gallimard, Paris, 1967.

Tuan Yi-Fu Espaço e Lugar, Ed. Difel, São Paulo: 1983.

Vygotsky LS. A Formação Social da Mente, Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

1993-06-19

Edição

Seção

BLOCO 3: A CRIANÇA E SEU DESENVOLVIMENTO