A creche: uma instituição a procura de identidade

Autores

  • Maria Apparecida Motta

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.38370

Palavras-chave:

creche, mãe-trabalhadora, função produtiva, função reprodutiva.

Resumo

artigo descreve a creche na sua condição de equipamento social que caracteriza uma prestação de serviços, of erecidos pela sociedade à mãe-trabalhadora, com filhos pequenas, numa faixa etária restrita. Trata-se de uma apreciação sobre o histórico da instituição creche, sua origem e evolução no pais. Utilizando opiniões de estudiosos dedicados à problemática, levantando pontos polémicos a respeito do assunto, delineatnos uma ima^oe^l^l^1 deste espaço institucionalizado, a procura de sua identidade. O artigo representa suporte teórico da tese de doutoramento da autora e sua proposta de compreensão para a creche.

Biografia do Autor

  • Maria Apparecida Motta
    Profa. Dra. em Serviço Social / PUC - SP e Pesquisadora do Centro de Estudos do Crescimento e do Desenvolvhnento do Scr Humano – CDH e da UNISANTOS.

Referências

Brasil. Constituição 1988. Constituição: República Federativa do Brasil. São Paulo, imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1988.

Blay EA. Trabalho industrial x trabalho doméstico. Cad. Pesq., 15(9) 1975.

Centro de Estudos do Crescimento e do Desenvolvimento do Ser Humano. Anais do Encontro sobre creches, out. 1986. São Paulo (Centro de Estudos do Crescimento e da Desenvolvimento do Ser Humano),1986.

Conselho Estadual da Condição Feminina. Creches e berçários em empresas privadas paulistas. Cad. Pesq. 57: 39-54, 1986.

Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Brasília. Carta de princípios -Criança: compromisso social. Brasilia, 1986.

Kreiche GF. The dark side of women’s liberation: working mothers with young children. USA Today 114: 52-54, 1986.

Mahadevan M. As creches móveis da Índia. Correio da UNESCO 1 (1): 24-26, 1973.

Motta MA. Mãe-creche: relações ambivalentes: um estudo de casos sobre a representação de usuárias. São Paulo, 1989. [Tese de Doutorado - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo].

University of Cincinnaty. Women inworkplace: effects onfamilies. Org. Kathryn M. Bonnan, Daisy Omarm e Sarah Gideonse. Nonnwood, NewJersey, Alblex Publishing, 1984.

Downloads

Publicado

1996-12-19

Edição

Seção

Opinião/Atualização