Você conhece seus filhos? Análise de um discurso da mídia

Autores

  • Fernando Lefevre
  • Ana Maria Cavalcanti Simioni

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.38381

Palavras-chave:

discurso, média, drogas, filhos, adolescentes.

Resumo

Buscou-se neste trabalho avaliar um discurso da midia sobre a vida de crianças e adolescentes. Para esta análise foram utilizados, principalmente, os conceitos de idéia central e ancoragem. As seguintes idéias centrais e ancoragens foram encontradas: 1) Idéias centrais: - a vida dupla do jovem; - a naturalização da droga; - o diálogo como ação e como limite para o resgate do jovem. 2) Ancoragens: - o conflito de gerações; - a droga como facilitadora de sociabilidade; - o desenvolvimento da inteligência moral como condição para o resgate da vida social do jovem. Analisou-se também um segmento da reportagem intitulado “O que fazer quando” que revelou um processo de transformação de um discurso de autoridade num discurso autoritário.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernando Lefevre
    Prof. Associado do Depto. de Prática de Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da USP; Coordenador Científico do Centro de Estudos do Crescimento e do Desenvolvimento do Ser Humano - CDH.
  • Ana Maria Cavalcanti Simioni
    Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP; pesquisadora do Centro de Epidemiologia, Pesquisa e Informação da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Referências

Fausto Neto A. O Impeachment da televisão. Como se cassa um Presidente. Rio de Janeiro, Diadorin Editora. 1995.

Simioni AMC, Lefèvre F, Bicudo Fereira IMT. Metodologia qualitativa nas pesquisas em saúde coletiva: considerações teóticas e instrumentais. São Paulo, Faculdade de Saúde Pública da USP/Departamento de Prática de Saúde Pública. Série Monográfica N° 2, 1996.

Downloads

Publicado

1997-06-19

Edição

Seção

Original/Atualização