Resiliência: um estudo com brasileiros institucionalizados

Autores

  • Aparecida Magali de Souza Alvarez
  • Maria Cecília Leite de Moraes
  • Elaine Pedreira Rabinovich

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.38579

Palavras-chave:

resiliência, resilientes, maternagem, paternagem, direito à equidade.

Resumo

A resiliência pode ser definida como a capacidade de um desenvolvimento normal sob condições difíceis ou adversas. Partindo-se desta definição, foi realizado um estudo exploratório objetivando elaborar hipóteses heurísticas para dar conta deste tema a partir do relato livre autobiográfico de sete pessoas que passaram anos de sua infância institucionalizados. Foram consideradas resilientes por manterem vinculações afetivas importantes, por trabalhar, estudar e não ter atividades delinqüenciais. A análise do discurso evidenciou a importancia de aspectos ligados à maternagem através de pontos fixos de valência positiva, que possibilitaram aos sujeitos alguma forma de apego seguro: irmãos; namoradas; parentes; outras pessoas; instituição. Através destes pontos, os sujeitos puderam constituir-se como identidades e individualidades. O estudo apontou também para a paternagem como um fator educativo de “mostrar o caminho”, exercida pela instituição através da responsabilizaçao da criança em atividades. Esta paternagem seria a responsável pelo sentimento de potência que pareceu caracterizar os sujeitos. Finalmente, os sujeitos expressaram um desejo de normalização de suas vidas que pode ser interpretado como o direito à equidade, de não exclusão, ou seja, de acesso ao repertório de experiências da sociedade. Estes três aspectos estariam na base da capacidade de criação de sentido da própria vida através de um rumo que norteia projetos unindo o presente ao passado e ao futuro.

Biografia do Autor

  • Aparecida Magali de Souza Alvarez
    Psicóloga, Mestre em Saúde Pública pela Paculdade de Saúde Pública/USP, doutoranda pela FSP/USP pesquisadora do centro de Estudos do crescimento e Desenvolvimento Humano.
  • Maria Cecília Leite de Moraes
    Terapeuta Ocupacional, Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública/USP, doutoranda pela FSP/USP, pesquisadora do centro de Estudos do crescimento e Desenvolvimento Humano.
  • Elaine Pedreira Rabinovich
    Psicóloga Clinica, Mestre em Psicologia Experimental, Doutora em Psicologia Social pelo instituto de Psicologia da USP, pesquisadora do centro de Estudos do crescimento e Desenvolvimento Humano.

Referências

Bowlby J. Apego. SãoPaulo, Martins Fontes,1984.

Damergian S. O papel do inconsciente na interação humana - um estudo sobre o objeto em psicologia social. São Paulo, 1988. [Tese de Doutorado - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo].

Grotberg EH. Promoting resilience in children. A new approach. Birmingham, University of Alabama, 1993.

Grotberg EH. The internationo: l resilience project: promoting resilience in children. OPS/OMS/Civitan International Research Center,1995.

Moraes MCL, Rabinovich EP. Resiliência: uma discussão introdutória. Rev. Bras. Cresc. Desenv. Hum.,6(1/2): 10-13, 1996.

Rodrigues AM. Instruções para a entrevista.

Rutter M. Psychosocial resilience and protective mechanisms. In: Rolf J. et al. (eds.). Risks and protective factors in the development of psychopathology: New York, Cambridge University Press, 1990.

Tuan LY. Espaço e lugar. São Paulo, Difel,1983.

Winnicott DW. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro, Imago, 1975.

Downloads

Publicado

1998-12-19

Edição

Seção

Original/Atualização