O Carmo: aspectos psico-sócio-históricos do desenvolvimento de crianças brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.7322/jhgd.39770Palavras-chave:
desenvolvimento, afrodescendentes, intergeracional.Resumo
Trata-se de um relato de um estudo de campo que pretende resgatar aspectos da história da inserção dos afrodescendentes no território brasileiro para esclarecer como foi composta o que pode ser denominada “identidade brasileira” e/ou brasilidade. Tal objetivo, no presente estudo, foi realizado recolhendo-se histórias de vida de moradores de um quilombo – o do Carmo - em que foi focalizado, preferencialmente, o modo como foram criadas três gerações de afrodescendentes. Conclui-se que três aspectos podem ser atribuídos a esta “herança” africana: o respeito aos antepassados e a obediência a regras de conduta condizentes com tal respeito; uma expectativa de realização pelas crianças das atividades a elas atribuídas dentro da organização sócio-familiar; uma ascendência do elemento feminino na forma de um “matriarcado”. Decorre destas conclusões que a exclusão do grupo de afrodescendentes dar-se-ia em níveis muito mais profundos do que os aparentes: pois se os seus valores fundantes foram excluídos, no modo de vida ocidental, pelo igualitarismo democrático, por outro lado, este mundo não os incluiu num igualitarismo sócioeconômico.Downloads
Referências
Barboza GS. Relatório Etnológico técnico-cientifico. São Paulo: Centro afrobrasileiro de estudos e pesquisas culturais –CABEPEC, 2000. Encomendado pela Fundação Cultural Palmares sobre Organizações Comunitárias Remanescentes de Quilombos: Comunidade do Carmo, São Roque. Projeto n. 002, de 05 de outubro a24 de novembro de 2000.
Bastos ACS, Alcântara MAR, Santos EF. Novas famílias urbanas. In: Lordelo ER, Carvalho AAA, Koller SH. (Orgs.). Infância brasileira e contextos de desenvolvimento. São Paulo: Casa do Psicólogo / EDUFBA, 2002.
Bosi E. Memória e sociedade. Lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Martinelli J. O negro resiste. Cadernos de Cultura e Educação, S. Paulo, CAPESP. 2001;3(10): 20-25.
Mendonça R. O paradoxo da miséria. VEJA, S. Paulo, 23 de jan. 2002, p. 82-93.
O Democrata. LXXXIV, número 4.242. São Roque, 12 de janeiro de 2001.
Plano Cartográfico do Estado de São Paulo. Governo do Estado de São Paulo. Secretaria de Economia. Planejamento. Coordenadoria de Ação Regional. Divisão de Geografia. Primeira Edição 1979.P.26/27.
Prefeitura da Estância Turística de São Roque. Dados Gerais do Município, 2001.
Prefeitura da Estância Turística de São Roque. Departamento de Planejamento e Meio Ambiente. Plano Diretor da Estância Turística de São Roque. Ilustração 2. Território Municipal – áreas urbanas e principais ligações viárias. Fonte IBGE 1973/ vistoria de campo 1998. Fotos aéreas base 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
CODE OF CONDUCT FOR JOURNAL PUBLISHERS
Publishers who are Committee on Publication Ethics members and who support COPE membership for journal editors should:
- Follow this code, and encourage the editors they work with to follow the COPE Code of Conduct for Journal Edi- tors (http://publicationethics.org/files/u2/New_Code.pdf)
- Ensure the editors and journals they work with are aware of what their membership of COPE provides and en- tails
- Provide reasonable practical support to editors so that they can follow the COPE Code of Conduct for Journal Editors (http://publicationethics.org/files/u2/New_Code.pdf_)
Publishers should:
- Define the relationship between publisher, editor and other parties in a contract
- Respect privacy (for example, for research participants, for authors, for peer reviewers)
- Protect intellectual property and copyright
- Foster editorial independence
Publishers should work with journal editors to:
- Set journal policies appropriately and aim to meet those policies, particularly with respect to:
– Editorial independence
– Research ethics, including confidentiality, consent, and the special requirements for human and animal research
– Authorship
– Transparency and integrity (for example, conflicts of interest, research funding, reporting standards
– Peer review and the role of the editorial team beyond that of the journal editor
– Appeals and complaints
- Communicate journal policies (for example, to authors, readers, peer reviewers)
- Review journal policies periodically, particularly with respect to new recommendations from the COPE
- Code of Conduct for Editors and the COPE Best Practice Guidelines
- Maintain the integrity of the academic record
- Assist the parties (for example, institutions, grant funders, governing bodies) responsible for the investigation of suspected research and publication misconduct and, where possible, facilitate in the resolution of these cases
- Publish corrections, clarifications, and retractions
- Publish content on a timely basis