O lúdico no desenvolvimento da criança com paralisia cerebral espástica
DOI:
https://doi.org/10.7322/jhgd.40114Palavras-chave:
Educação. Educação especial. Paralisia cerebral. Atividades lúdicas. Desenvolvimento.Resumo
O presente estudo teve como objetivo construir um ambiente lúdico constituído de jogos e brincadeiras com a finalidade de estimular o desenvolvimento co^cnitivo c motor de crianças com paralisia cerebral espástica em idade pré-escolar. O estudo se fundamenta na teoria sócio-histórica de Vy cotsky que considera que as atividades lúdicas interferem no processo de desenvolvimento motor e coercitivo da criança em idade pré-escolar, uma vez que por intermédio das brincadeiras a criança pode exercitar suas potencialidades. Sete crianças em idade pré-escolar com paralisia cerebral espástica participaram de um programa de intervenção com jogos e brincadeiras durante o período de um semestre. totalizando vinte e seis sessões. Os resultados indicaram que j ogos e brincadeiras podem facilitar o desenvolvimento cognitivo e motor destas crianças, pois houve melhora quanto à coordenação, ao equilíbrio e à preensão dos objetos. Foi também observada melhora na atenção das crianças, com discriminação e aprendizado de cores.Downloads
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