Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes e Políticas de Atendimento: Do Silêncio ao Compromisso

Autores

  • Viviane Nogueira de Azevedo Guerra
  • Mário Santoro Júnior Universidade de São Paulo (USP)
  • Maria Amélia Azevedo Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.44977

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo discutir, num primeiro plano, o que se entende por violência doméstica contra crianças e adolescentes e quais as suas modalidades para, em seguida, analisar aquilo que denominamos “lei do silêncio”, ou seja, as possíveis razões que levam inúmeros profissionais a não revelarem este tipo de violência – quando dela tomam conhecimento por força de seu trabalho – às instâncias ditas de proteção à criança e ao adolescente. E finalmente, buscamos analisar, através dos artigos 86 e 87 do Estatuto da Criança e do Adolescente, o que uma proposta de atenção à  problemática em pauta deveria contemplar e o que deveria recusar. O estabelecimento destes três planos de analise, que a princípio parecem distantes uns dos outros, na verdade, nos mostra que eles se entrelaçam, uma vez que através deles temos condições de perceber que uma política de atenção se faz com competência técnica, com compromisso com a causa das crianças e dos adolescentes vitimizados e com vontade política. Acreditamos que temos condições de pensar nos desafios que a eliminação desse tipo de violência nos faz e nas armadilhas que nos prepara, embora tenhamos caminhado pouco em nosso país no tocante a isso. Mas esperamos que as reflexões críticas aqui realizadas sirvam de estímulo a todosaqueles que de uma forma comprometida estejam se propondo a combatê-la.

“As crianças não são propriedade de ninguém: não são propriedade nem dos seus pais, nem da sociedade. Elas pertencem à sua liberdade futura”
(Bakunin)

Biografia do Autor

  • Viviane Nogueira de Azevedo Guerra
    Mestre em Serviço Social, pesquisadora sobre Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes, membro da equipe técnica do Núcleo de Estudos Multidisciplinares sobre Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes do PSA/IPUSP, coordenadora técnica do Centro Diógenes de Estudos e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Vitimizados.
  • Mário Santoro Júnior, Universidade de São Paulo (USP)
    Médico do Programa de Saúde da Criança da Secretaria de Estado da Saúde-SP, pós-graduando da Facuidade de Medicina da USP, vice-presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo, presidente do Comitê de Defesa dos Direitos da Criança da Sociedade Brasileira de Pediatria.
  • Maria Amélia Azevedo, Universidade de São Paulo (USP)
    Pesquisadora sobre Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes, docente no Departamento de Psicologia da Aprendizagem, Desenvolvimento e Personalidade do instituto de Psicologia da USP, doutora em Educação, educadora e advogada,
    coordenadora do Núcleo de Estudos Multidisciplinares sobre Violência Doméstica contra Crinncas e Adolescentes do PSA/IPUSP

Downloads

Publicado

1992-06-19

Edição

Seção

Artigo de Opinião