Relação entre consumo alimentar, estado nutricional e rendimento escolar

Autores

  • Aline Lúcia Schmidt Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES) - Lajeado (RS)
  • Maína Hemann Strack Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) - Porto Alegre (RS)
  • Simara Rufatto Conde Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES) - Lajeado (RS)

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.152159

Palavras-chave:

consumo de alimentos, estado nutricional, eficiências nutricionais

Resumo

Introdução: A alimentação adequada durante a infância e a adolescência é extremamente importante, pois atua diretamente no desenvolvimento físico e cognitivo.

Objetivo: Verificar a relação entre o consumo alimentar e o estado nutricional com o rendimento escolar.

Método: Trata-se de um estudo observacional, quantitativo e transversal, realizado com 134 escolares com idades entre 9 e 11 anos. O estado nutricional foi mensurado por meio do Índice de Massa Corporal por idade e gênero e a avaliação do consumo alimentar foi realizada através do Recordatório Alimentar de 3 dias. Para o conhecimento do rendimento escolar foram consultados os boletins do ano letivo de 2016. Utilizou-se um questionário para coletar dados referentes ao estado civil. Quanto ao estado nutricional, 59,7% dos escolares apresentaram eutrofia, 18,7% sobrepeso, 15,6% obesidade e 6,0% baixo peso.

Resultado: O consumo de cálcio (p=0,000 ) e ferro (p=0,000) foram significativamente abaixo dos valores recomendados pela Dietary Reference Intakes. Os escolares com obesidade consumiram significativamente mais lipídios (p=0,026) e calorias (p=0,003) que os demais estudantes. A participação dos alimentos ultraprocessados representou 35,50% do valor energético total, observando-se correlação positiva entre o seu consumo e a quantidade de calorias da alimentação (p=0,022) e correlação inversa com a ingestão de zinco (p=0,007).

Conclusão: Não foi encontrada associação significativa entre o consumo alimentar e estado nutricional com o rendimento escolar, porém verificou-se que o estado civil dos pais apresentou associação com o desempenho dos estudantes, os filhos de pais casados tiveram um rendimento escolar superior aos filhos de pais separados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Publicado

2018-11-28

Edição

Seção

Artigos Originais