Relações entre o desempenho motor e a composição corporal de adolescentes escolares

Autores

  • Giliard Mores Universidade Federal do Mato Grosso
  • Alexandre de Souza Nunes Universidade Federal do Mato Grosso
  • Renan José de Moura Batista Universidade Federal do Mato Grosso
  • Luiz Felipe Petusk Corona Universidade Federal do Mato Grosso
  • Carlos Alexandre Habitante Universidade Federal do Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.157754

Palavras-chave:

composição corporal, desempenho motor, adolescentes

Resumo

Introdução: A coordenação motora é uma interação harmoniosa entre diversos sistemas corporais para produzir ações cinéticas precisas e equilibradas. Diagnosticar níveis de desempenho motor em crianças e adolescentes pode favorecer a prevenção, conservação e melhoria da saúde e qualidade de vida. A composição corporal pode interferir consideravelmente na coordenação motora, principalmente em situações de sobrepeso e obesidade.

Objetivo: Analisar relações entre desempenho motor e composição corporal de escolares.

Método: Foram avaliados em 105 escolares a coordenação motora através do teste KTK (Körperkoordinationstest für Kinder) considerando o Quociente Motor (QM) e a composição corporal por meio do Percentual de Gordura Corporal (%GC) e Índice de Massa Corporal (IMC).

Resultados: Os resultados da composição corporal demonstraram que pelo IMC (38% e 36%) e %GC (28% e 22%) dos meninos e meninas, respectivamente, foram classificados no grupo Acima do Ideal. Com relação ao desempenho motor as meninas apresentaram valores de QM inferiores aos dos meninos (p<0,001). O grupo com %GC Abaixo do Ideal apresentou maiores valores de QM que os grupos Ideal (p<0,05) e Acima do Ideal (p<0,05). Foi observada correlação inversa entre o QM, o %GC e o IMC (r=-0,432 e r=-0,254, respectivamente).

Conclusão: existem relações entre composição corporal e coordenação motora de adolescentes entre 11 e 14 anos, específicas ou não ao sexo e a faixa etária.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Giliard Mores, Universidade Federal do Mato Grosso

    Programa de pós-graduação em Educação Fisica - Campus Universitário do Araguaia

     

  • Alexandre de Souza Nunes, Universidade Federal do Mato Grosso

    Programa de pós-graduação em Educação Fisica -  Campus Universitário do Araguaia

     

  • Renan José de Moura Batista, Universidade Federal do Mato Grosso

    Programa de pós-graduação em Educação Fisica - Campus Universitário do Araguaia

     

  • Luiz Felipe Petusk Corona, Universidade Federal do Mato Grosso

    Programa de pós-graduação em Educação Fisica - Campus Universitário do Araguaia

     

  • Carlos Alexandre Habitante, Universidade Federal do Mato Grosso

    Professor Associado de Fisiologia Humana - Campus Universitário do Araguaia

     

Referências

Publicado

2019-05-06

Edição

Seção

Artigos Originais