O desenvolvimento da fotografia como um instrumento científico no século XIX
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-2158.i18p1-28Palavras-chave:
Astronomia, Fotografia Científica, História das CiênciasResumo
A fotografia tem sido extensamente utilizada por estudiosos de diversas áreas como uma fonte documental relevante para a produção de conhecimento. Contudo, poucos são os estudos acadêmicos que abordaram um tipo particular de fotografia: a fotografia científica. Ora abordada em seus termos técnicos, ora abordada em sua relação com a arte, entendemos que uma análise dessa fonte como um documento histórico capaz de fornecer informações pertinentes ao ofício do historiador faz-se necessário e imprescindível. Por meio de um campo de estudos específico, a Astronomia, buscamos compreender como a fotografia foi utilizada para a produção de dados científicos a partir da produção e utilização dessas imagens, verificando que a recepção da fotografia nesse campo foi gradual e não-linear, dependendo de inovações no processo fotográfico que permitissem o registro de forma adequada.
Downloads
Referências
Referências bibliográficas
Fontes do século XIX
BARNARD, Edward E. The development of photography in Astronomy. Publications of the Astronomical Society of the Pacific, Vol. 10, 1898.
BARNARD, Edward E. Some of the results of astronomical photography pertaining specially to the work with a portrait lens. Publications of the Astronomical Society of the Pacific, vol xlvi, April 20, 1907.
DAVANNE, A. La photographie, ses origines e ses applications. Paris : Gauthier-Villars, 1879.
LEFÈVRE, Julien. La Photographie et ses applications aux sciences, aux arts et a l’industrie. Paris, J.-B. Baillière et fils, 1888.
PICKERING, Edward. Stellar Photography conducted at the Harvard College Observatory with the aid of an appropriation from the Bache Fund, 1886.
RADAU, M. R. La photographie et ses applications scientifiques. Paris : Gauthier-Villars, 1878.
TRUTAT, La photographie appliquée à l’histoire naturelle. Paris: Gauthier-Villars, 1884.
Fontes Complementares
BRADT, Hale. Astronomy Methods: A Physical Approach to Astronomical Observations. Cambridge University Press, 2004.
EDWARDS, Elizabeth; HART, Janice. Photographs Objects Histories: On the Materiality of Images. Routledge, 2004.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta. São Paulo: HUCITEC, 1985.
FREUND, Gisèle. Fotografia E Sociedade. Lisboa: Editora Vega 1980.
FRIZOT, Michel. Os continentes Primitivos da Fotografia, IN: Turazzi, Maria Inêz (org.) Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 27 – Fotografia, 1997, pp.36-45.
FRIZOT, Michel. The new history of photography. KONEMANN VERLAGGESELLSCHAFT, 2000.
GERSHEIM, Helmut. The history of photography: from the camera obscura to the beginning of the modern era. London: Thames & Hudson, 1969.
GALISON, Peter; DASTON, Lorraine. Objectivity. New York: Zone Books, 2010.
KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Editora Gustavo Gili, 2002.
LANKFORD, John. The impact of Photography on Astronomy. Astrophysics and Twentieth-Century Astronomy to 1950. Ed. Owen Gingerich. Cambridge and New York: Cambridge University Press, 1984.
LANKFORD, John. Photography and the Nineteenth-Century Transits of Venus. Technology and Culture, v. 28, n. 3, p. 648-657, 1987.
LYNCH, Michael; WOOLGAR, Steve. Introduction: Sociological Orientations to Representational Practice in Science. Human Studies, vol. 11, no. 2/3, 1988, pp. 99–116.
LYNCH, Michael; WOOLGAR, Steve.The production of scientific images: vision and re-vision in the history, philosophy, and sociology of science. In PAUWELS, L. (Ed.), Visual cultures of science: rethinking representational practices in knowledge building and science communication. Lebanon. NH:Darthmouth College Press, 2006.
JARDIM, M. E.; PERES, M; COSTA, F. M. Costa Imagens do Século XIX: Fotografia Científica in POMBO, O.; DI MARCO, S. As imagens com que a Ciência se faz, Lisboa: Fim de Século - Edições, 2010, pp. 223- 244.
NEWHALL, Beaumont. The History of Photography from 1839 to the Present Day. Nw York: Museum of Modern Art, 1978.
NICKEL, Douglas. History of Photography: The State of Research. The Art Bulletin, Vol. 83, No. 3 (Sep., 2001), pp. 548-558.
PANG, Alex Soojung-Kim. Visual Representation and Post-Constructivist History of Science. Historical Studies in the Physical and Biological Sciences , 1997, Vol. 28, No. 1, pp. 139-171, 1997.
REICHEN, Charles-Albert. A history of astronomy. Hawthorn Books, 1963.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009.
SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. São Paulo: Cia das Letras, 2004.
VAUCOULEURS, Gérard. La photographie astronomique, du daguerréotype au télescope électronique. Paris, Albin Michel, 1958.
WILDER, Kelley. Photography and Science. Reaktion Books, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rafael Luis dos Santos Dall'olio

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution na modalidade "Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional" (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Qualquer dúvida ou reclamação sobre direitos autorais devem ser direcionadas ao Conselho Editorial o qual apreciará e se manifestará conforme as diretrizes do Committee on Publications Ethics (COPE).