Considerazioni sulla prima crisi imperiale e la condizione dell’intellettuale in Età Neroniana
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2358-3150.v17i1p34-41Palavras-chave:
Nero, crise, intelectual, Sêneca, Lucano, PérsioResumo
Sob Nero, a sociedade romana enfrentou sua Primeira Crise Imperial, consequência de um nível de poder e assistencialismo sem precedentes que se deveu sobretudo à falta de diretrizes políticas e culturais bem definidas após a morte de Augusto. Em vez de convenientia ou πρέπον, os intelectuais da época privilegiaram a novitas e o exibicionismo, criando assim a poética do impressionante. Quanto mais o poder imperial foi assumindo conotações absolutistas e despóticas, menos o papel e a contribuição social do intelectual pareceram dignos de consideração. Consequentemente, os intelectuais sugeriram um novo conceito de homem de letras, concentrando-se nos aspectos psicológicos do comportamento humano, como é o caso de Sêneca. A alternativa possível, conscientemente adotada por Lucano na Farsália, foi empenhar-se num gênero de poesia macabro e difamatório: a expressão de uma condição comum de fraqueza mental. Nesse sentido, as soluções estilísticas de Lucano são dignas de consideração: por meio de seu modus scribendi ardens e concitatus, Lucano expressou sua visão trágica da realidade e se desviou da tradição literária romana, que concedia pouco espaço para a irracionalidade. Sob Nero, houve uma renovação do interesse filosófico, mas já não parecia possível acreditar nas filosofias tradicionais. A persistência da crise levou os intelectuais de início a aceitar passivamente o status quo, mas depois passaram a se afastar dignamente da cena pública. Os hexâmetros de Pérsio nas Sátiras são emblemáticos a esse respeito.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).