Entre o scriptorium e o palácio: fé e fidelidade na autoria das crônicas de Alfonso X (1272-1284)

Autores

  • Rodrigo Bragio Bonaldo Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2358-3150.v1i1p82-103

Palavras-chave:

Crença, Escrita, Corpo, Autoria, Historiografia, Performance

Resumo

Este artigo questiona o credenciamento de informações não evidentes. Para tanto, problematizo o conceito medieval de fides a partir da oscilação semântica entre fé e de fidelidade. Definido pelos medievais como saber do necessário mas não evidente, indago a produção da fides (crença) e a suspensão da descrença nas palavras e ações do rei autor Alfonso X de Castela (s. XIII). O argumento a ser explorado sustenta que a fidelidade ao rei dependia da transferência de sacralidade operada nesses dois movimentos, os quais nos levam a dois lugares concretos: o scriptorium e o palácio.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Alfonso El Sabio. 1555. Las Siete Partidas, nuevamente Glosadas por el Licencia-do Gregorio Lopez del Consejo Real de Indias de su Magestad. Salamanca: Andrea de Portonaris.

Alfonso El Sabio. 1906. Primera Cronica General. Madrid: Bailly-Baillière.

Alfonso El Sabio. 1945. Setenario. Buenos Aires: Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires.

Alfonso El Sabio. Jiménez, M. G. (org.).1991. Diplomatário Andaluz de Alfonso X. Caja de Huelva y Sevilla: El Monte.

Alfonso El Sabio. Gutiérrez, M. de C. (org.). 2009. La Estoria de España de Alfonso X: Estudio y edición de la Versión Crítica desde Fruela II hasta la muerte de Fernando II. Universidad de Malaga.

Du Cange, C. xi (1883-1887). 2004. Glossarium mediae et infimae Latinitatis, éd. augm., Niort: L. Favre, t. 7, col. 370a. Disponível em http://ducange.enc.sorbonne.fr/ Acesso em 23/03/2020.

Isidoro de Sevilha. 2004. Etimologías. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos.

Aurell, J. 2016. La historiografía medieval. Entre la historia y la literatura. València: Publicacions de la Universitat de València.

Beato de Liébana. 2004. Obras completas y complementares. I: Comentario al Apocalipsis; Himno “O dei Verbum”; Apologético. Edición bilingüe preparada por Joaquin Gonzales Echegaray, Alberto del Campo y Leslie G. Freeman. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos.

Carita, E. 1992. “Do scriptorium ao gabinete e à casa da livraria. Espaços da escrita nos interiores da casa nobre em Portugal”. In: Malta, M.; Mendonça, I. M. G. (orgs.). Casas senhoriais Rio-Lisboa e seus interiores. Lisboa/Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Nova de Lisboa, 272-280.

Carruthers, M. 2011. A técnica do pensamento: meditação, retórica e a construção de imagens (400-1200). Campinas: Editora da Unicamp.

Certeau, M. de. 1981. “Une pratique sociale de la différence: croire”. In: Faire croire. Modalités de la diffusion et de la réception des messages religieux du XIIe au XVe siècle. Actes de table ronde de Rome (22-23 juin 1979), Rome: École Française de Rome, 363-383.

Chartier, R. 2014. O que é um autor? Revisão de uma genealogia. São Carlos: UFSCar.

Chazan, M. 2006. “La méthode critique des historiens dans les chroniques universelles médiévales”. In: Chazan, M; Dahan, G. (org). La méthode critique au moyen âge. Brepols: Tournhout, 223-256.

Chenu, M.-D. 1927. “Auctor, actor, autor”. Archivum Latinitatis Medii Aevi, n. 3, 81-86.

Derat, M-L. 2012. “Moines et scriptorium dans le royaume d’Éthiopie aux XIVe et siècles”. Histoire, monde et cultures religieuses 4, 24, 65-77.

Fernández-Ordóñez, I. 2000. “El Taller de las “Estorias””. In: Fernández-Ordóñez, I. (org). Alfonso X el Sabio y las Crônicas de España. Valladolid: Centro para la Edición de los Clásicos Españoles.

Fernández-Ordóñez, Inés. 2009. Las Estorias de Alfonso el Sabio. Alicante: Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes.

Fontes, Leonardo A.S. 2017. Que ffuese ffecho por escripto para ssienpre: o scriptorium régio e a cultura escrita no reinado de Afonso X (Castela e Leão, 1252-1284). Tese de Doutorado: Universidade Federal Fluminense.

Foucault, Michel. 1971. L'Ordre du discours. Leçon inaugurale au Collège de France prononcée le 2 décembre 1970. Paris: Gallimard.

Goetz, Hans-Werner. 2012. “Historical Writing, Historical Thinking and Historical Consciousness in the Middle Ages.” Revista Diálogos Mediterrânicos 2, 110-128.

Gumbrecht, Hans Ulrich. 2010. Produção de Presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto.

Hartog, François. 2011. Evidência da História: o que os historiadores veem. Belo Horizonte: Autêntica.

Madero, Marta. 1992. Manos violentas, palabras vedadas: la injuria en Castilla y León (siglos XIII-XV). Madrid: Taurus.

Martin, Georges. 2004. “Control regio de la violencia nobiliaria. La caballería según Alfonso X de Castilla”. Annexes des CLCHM 16, 219-234.

Martin, Georges. 2000. “El modelo historiográfico alfonsí y sus antecedents”. In: Fernández-Ordóñez, Inés. Las Estorias de Alfonso el Sabio. Alicante: Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes.

Martínez, Salvador H. 2010. Alfonso X, the Learned: a Biography. Leiden/Boston: Brill.

Martínez, Salvador H. 2016. El humanismo medieval y Alfonso X el Sabio. Ensayo sobre las orígenes del humanismo vernáculo. Madrid: Edições Polifemo.

Medeiros, Márcia Maria de. 2008. “A história cultural e a história da literatura medieval – algumas referências à “escritura” do oral e à “oralidade” do escrito.” Fronteiras 10, n. 17, 97-111.

Rodríguez-Velasco, Jesús. 2006. “Espacio de certidumbre. Palabra legal, narración y literatura en las Siete Partidas (y otros misterios del taller alfonsí).” Cahiers d’Études Hispaniques Médiévales 29, 423-451.

Rico, Francisco. 2008. Alfonso el Sabio y la “General Estoria”: tres lecciones. Alicante: Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes.

Schechner, Richard. 2013. Performance Studies: an Introduction. London and New York: Routledge.

Schmitt, J. C. 2014. O corpo, os ritos, os sonhos, o tempo: ensaios de antropologia medieval. Vozes, Petrópolis.

Seth, Sanjay. 2013. “Razão ou Raciocínio? Clio ou Shiva?”, História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, v. 6, 173-189.

Sodré, Paulo Roberto. 2009. Fontes jurídicas medievais: o fio, o nó e o novelo. In: Gladis Massini-Cagliari; Márcio Ricardo Coelho Muniz; Paulo Roberto Sodré. (Org.). Série Estudos Medievais 2: Fontes. 1ed. Araraquara: Anpoll, v. 2, 151-167.

Sodré, Paulo Roberto. 2012. “O jugar de palabras nas rubricas explicativas das cantigas de escárnio e maldizer”. In: Gladis Massini-Cagliari; Márcio Ricardo Coelho Muniz; Paulo Roberto Sodré. (Org.). Fontes e edições. Araraquara: Anpoll, v. 3, 140-159.

Stones, Alison. 2014. “Scriptorium: the Term and its History”. Perspective. Actualité en histoire de l’art, 113-120.

Turner, Victor. 1992. From Ritual to Theatre: The Human Seriousness of Play. London: The John Hopkins Press.

Wirth, J. 1983. “La Naissance du concept de croyance (XXe - XVIIe siècles)”. In: Bibliothèque d’Humanisme et Renaissance, t. 45, 7-58.

Downloads

Publicado

2021-08-18

Como Citar

Entre o scriptorium e o palácio: fé e fidelidade na autoria das crônicas de Alfonso X (1272-1284). (2021). Letras Clássicas, 1(1), 82-103. https://doi.org/10.11606/issn.2358-3150.v1i1p82-103