Canto e espetáculo em Ifigênia em Áulis de Eurípides: prólogo e párodo (1–302)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2358-3150.v0i12p117-133Palavras-chave:
Eurípides, Ifigênia em Áulis, prólogo, párodo, espetáculoResumo
O objetivo do presente trabalho é apresentar minhas reflexões sobre o prólogo e párodo de Ifigênia em Áulis de Eurípides (1-302). Embora apresentemos brevemente os problemas de transmissão do texto do prólogo (diálogos entre Agamêmnon e o servo), e do párodo com a entrada em cena do coro de mulheres recém casadas da Cálcida, queremos destacar o contraste e a tensão dramática que essas cenas trazem ao espetáculo a se desenvolver diante do público. Assim, logo nesse início da peça fica estabelecida a oposição entre a jovem Ifigênia, virgem filha primogênita de Agamêmnon, que será sacrificada, e as mulheres casadas que chegam da Cálcida para “admirar” o espetáculo com a presença dos heróis, “semideuses” em Áulis. Com isso, Eurípides cria a atmosfera emocional ideal para o espetáculo que emoldurará o sacrifício heróico da jovem Ifigênia.Downloads
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Publicado
2008-12-19
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Santos, F. B. dos. (2008). Canto e espetáculo em Ifigênia em Áulis de Eurípides: prólogo e párodo (1–302). Letras Clássicas, 12, 117-133. https://doi.org/10.11606/issn.2358-3150.v0i12p117-133