Brasil, África, Portugal: da política externa independente à CPLP
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-4485.lev.2004.132256Resumo
Este artigo tem como propósito dar prosseguimento aos trabalhos de pesquisa e análise sobre a política externa brasileira, iniciados em um aperfeiçoamento entre 1999 e 2000 e desenvolvidos durante o mestrado no Departamento de Ciência Política da USP, em 2002, com apoio da Global Fundation for Research and Scholarship e da Comissão de Cooperação Internacional da USP. Nesta nova etapa, o objetivo principal consiste em traçar um esboço das relações diplomáticas do Brasil com a África e Portugal. Para tanto, pretende-se focalizar o desenvolvimento da política externa brasileira desde a década de sessenta até a de noventa, procurando investigar o posicionamento do Estado Brasileiro diante dos processos de constituição e evolução da CPLP, com relevância para a triangulação diplomática estabelecida entre Brasil, África Portuguesa e PortugalDownloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.