Os limites do poder político: entre a anarquia e o Leviatã
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-4485.lev.2012.132292Palavras-chave:
anarquia desordenada, anarquia ordenada, Estado-mínimo, Estado-máximoResumo
O estudo reorganiza as proposições originais do livro “Sociedade contra o Estado”, do etnólogo francês Pierre Clastres, objetivando especificamente sistematizar os princípios, as regras e os critérios que evidenciariam a presença do Estado-mínimo nas comunidades indígenas da floresta tropical. Nessa direção, o programa de pesquisa organizado neste estudo considera as possibilidades lógicas de variação do poder político admitindo os extremos da anarquia e do Leviatã, conforme sugere o livro “The Limits of Liberty...”, do autor neocontratualista James Buchanan (1975). Tomando como referência metodológica essa obra, o estudo desenvolve a hipótese do Estado-mínimo, redimensionando a tradição intelectual dos conceitos de tribo e cacicado que são debatidos especificamente na obra do etnólogo Pierre Clastres. No final, o estudo sistematiza com rigor de detalhes o programa de pesquisa completo do Estado-mínimo, descrevendo os quatro princípios epistemológicos que caracterizam a sua estrutura funcional de trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.