Os Estados Unidos e a região do Magreb-Sahel: securitização, militarização e terrorismo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-4485.lev.2014.132348Palavras-chave:
Securitização, Magreb, Sahel, terrorismo, Mali.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo identificar o atual processo de securitização das regiões do Magreb e do Sahel à luz da macro-securitização engendrada pela Guerra Global ao Terror (GGT), a qual, após o 11/09, redefiniu a agenda global de segurança. Primeiro, será apresentada uma introdução à teoria da securitização proposta pela Escola de Copenhague. Segundo, será abordado o conceito teórico de macro-securitização, enquadrando-o ao escopo da GGT. Terceiro, será analisado o processo de securitização do Magreb-Sahel, sendo apontadas as suas dinâmicas específicas. Quarto, será apresentada uma análise sobre as contradições imanentes ao atual método empregado no combate ao terrorismo na região. Por fim, será apresentada uma perspectiva histórica que revela as origens do terrorismo na região – na dialética repressão-radicalização –, o que evita tratar o objeto em questão como uma categoria apriorística de análiseDownloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.