Soluções liberais alternativas para a desigualdade econômica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-4485.lev.2015.132373Palavras-chave:
Desigualdade, Liberalismo, Capital, Direitos EconômicosResumo
Trazidos à tona pelos movimentos de contestação à desigualdade econômica após a crise de 2008, direitos de participação nas decisões econômicas da sociedade, ao capital e à renda básica incondicional encontram sua melhor formulação teórica em uma longa tradição política liberal alternativa ao mainstream político e econômico. Autores como John Stuart Mill, James Meade e John Rawls defenderam propostas radicais de transformação das relações de produção por meio de mecanismos de cogestão e da instauração de uma “democracia de cidadãos proprietários”. A união entre teoria e prática do liberalismo alternativo pode ser uma solução igualitária importante diante do aumento da desigualdade econômica nas democracias econômicasDownloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.