Será que é possível pensar uma filosofia ou teoria política estritamente política? entrevista com Cícero Araújo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-4485.lev.2021.194306Palavras-chave:
Teoria Política, Cícero AraújoResumo
Cicero Romão Resende de Araújo é Professor Titular do Departamento de Filosofia da USP, atuando na área de Ética e Filosofia Política. Foi, durante muitos anos, professor do Departamento de Ciência Política da USP, onde teve um papel fundamental na consolidação da área de Teoria Política. É autor de A forma da República: da constituição mista ao Estado (WMF Martins Fontes, 2013), e lançou neste ano, com André Singer e Leonardo Belinelli, Estado e democracia: uma introdução ao estudo da política (Zahar, 2021). Nesta entrevista, realizada em 12 de março de 2021 por videoconferência, Araújo relata sua formação intelectual e sua trajetória acadêmica, da graduação em Física na Unicamp ao seu papel de destaque na estruturação da área de Teoria Política no Departamento de Ciência Política da USP, passando por sua militância política no movimento estudantil no final da ditadura militar. Ele comenta o tipo de teoria política com o qual se identifica, no cruzamento entre a história do pensamento político e o debate contemporâneo, discorre sobre sua busca atual pelo que é específico do campo político, para além das dívidas evidentes da Teoria Política para com a filosofia moral, e delineia os desafios da Teoria Política na conjuntura atual, entre eles a necessidade de voltar a investigar a dinâmica do capitalismo, em função das dificuldades enfrentadas pela perspectiva de introduzir valores éticos nas sociedades democráticas contemporâneas.
Downloads
Referências
ARAUJO, Cícero; BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Para além do capitalismo neoliberal: as alternativas políticas. DADOS – Revista de Ciências Sociais, v. 61, n. 3, 2018, p. 551-580.
ARAUJO, Cícero. Por que política? Moralidade, excedente de sentido e democracia. Conjectura: Filosofia e Educação, v. 23, n. especial, dossiê Ética e democracia, 2018, p. 251-252.
BIGNOTTO, Newton. Maquiavel Republicano. Loyola, 1991.
COUTINHO, Carlos Nelson. A democracia como valor universal e outros ensaios. Salamandra, 1984.
POCOCK, J. G. A. A angústia republicana: Entrevista com o historiador do pensamento político J. G. A. Pocock, realizada por Cicero Araujo. Lua Nova, n. 51, 2000, p. 31-40.
RAWLS, John. Uma teoria da justiça. Martins Fontes, 2016.
SINGER, André; ARAUJO, Cícero; BELINELLI, Leonardo. Estado e democracia: uma introdução ao estudo da política. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.
TULLY, James. An approach to political philosophy: Locke in contexts. Cambridge University Press, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Lilian Sendretti, Felipe Freller
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.