A crise da democracia perante a pluralidade da Teoria Política: apresentação do Dossiê Teoria Política e Democracia - Parte I
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-4485.lev.2021.196470Palavras-chave:
Teoria Política, DemocraciaResumo
A Parte 1 do "Dossiê de Teoria Política e Democracia" apresenta reflexões fundamentadas sobre os sentidos de tantas ameaças à democracia como as que vemos hoje. A partir de uma diversidade de olhares e perspectivas, destaca a centralidade da Teoria Política e reflete sua pluralidade metodológica e de abordagens, particularmente na forma como ela vem se desenvolvendo no Brasil nas últimas décadas. Nossa aposta é que os artigos e entrevistas aqui reunidos podem contribuir para ilustrar as diferentes maneiras (por vezes contrastantes e divergentes, por vezes complementares) pelas quais a Teoria Política é capaz de refletir criticamente e orientar nosso olhar sobre o fenômeno democrático, suas mutações históricas e as crises que ele enfrenta (ou não) na atualidade. Longe de ser uma fragilidade, consideramos essa pluralidade da Teoria Política como sua maior riqueza intelectual.
Downloads
Referências
DAHL, Robert. A democracia e seus críticos. São Paulo: WWF Martins Fontes, 2012.
DAHL, Robert. Prefácio à Teoria Democrática. Rio de Janeiro: Zahar, 1989.
DUNN, John. Setting the People Free: the story of democracy. 2 ed. Princeton: Princeton University Press, 2019.
ESTLUND, David. Democratic Authority: A Philosophical Framework. 2 ed. Princeton: Princeton University Press, 2008.
GALLIE, W. B. “Essentially Contested Concepts.” Proceedings of the Aristotelian Society, 1956, v. 56, p. 167–98. http://www.jstor.org/stable/4544562.
ROSANVALLON, Pierre. Democratic Legitimacy: Impartiality, Reflexivity, Proximity. Princeton: Princeton University Press, 2011.
PRZEWORSKI, Adam. Democracy and the Limits of Self-Government. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Lilian Sendretti, Gabriela Rosa, Felipe Freller
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.