Novo número – v. 38, n. 3 (2025)
A Revista Linha D'Água (USP, Brasil) acaba de publicar um novo número com o tema: "Dimensões cronotópicas dos relatos de vida em escritas femininas" (v. 38, n. 3, 2025).
O dossiê conta com 11 artigos e uma resenha. O presente número da Revista Linha D’Água propõe uma reflexão sobre os modos como mulheres, em diferentes contextos sócio-históricos e em múltiplas materialidades discursivas, inscrevem suas experiências de vida em dimensões espaço-temporais específicas. Tais dimensões, no caso específico dos cronotopos, conforme formulados por Mikhail Bakhtin (2018 [1937-38]) são aqui compreendidas não apenas como categorias narrativas, mas como formas de percepção, ordenamento e significação da experiência narrada. Partimos do pressuposto de que analisar relatos de vida de autoria feminina implica investigar a maneira com que as dimensões temporais e espaciais condicionam a interação discursiva e configuram a subjetividade feminina em suas diferentes formas de inscrição.
O número foi viabilizado pela contribuição de mais de 50 pareceristas, vinculados a instituições de todas as regiões do Brasil, bem como a instituições estrangeiras de Portugal e Peru.
O dossiê temático teve como editores convidados a Profa. Dra. Vânia Lúcia Menezes Torga (UESC, Brasil), a Profa. Dra. Vanessa Fonseca Barbosa (USP, Brasil), o Prof. Dr. Yuri Andrei Batista Santos (USP, Brasil / Paris Est Créteil, França), a Profa. Me. Girlandia Gesteira Santos (UESC, Brasil) e a Profa. Me. Ana Cláudia Guimarães Senna (UESC, Brasil).
Convidamos todos/as a acessar os artigos do dossiê, que está disponível em:
https://revistas.usp.br/linhadagua/issue/view/13839
